Para a maioria dos brasileiros, ‘bandido bom é bandido morto’, aponta pesquisa
Dados foram divulgados pelo Datafolha e faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Para a maioria da dos brasileiros “banido bom é bandido morto”. Pelo menos é o que aponta um levantamento feito pelo Datafolha a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Segundo o estudo, 57% dos ouvidos defendem a afirmação. O número sobe para 62% quando são incluídos os municípios com menos de 50 mil habitantes.
O estudo faz parte do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que vai ser divulgada nesta quinta-feira (3). No ano passado, a mesma pesquisa foi feita e constatou que 50% da população se dizia a favor da morte de criminosos.
Os homens estão entre os que mais concordam com a afirmação. 62% se mostraram a favor, enquanto 32% discordaram. Já entre as mulheres, 55% concordam e 36% discordam. Quando a divisão parte para o lado da idade, os mais velhos aparecem no topo. 61% dos que têm mais de 60 anos se mostraram de acordo. Entre os mais novos, 54% dos que estão na faixa de 16 a 24 anos concordaram.
Ainda segundo o Datafolha, 64% dos brasileiros acreditam que os policiais são caçados pelos criminosos e alta insatisfação com a segurança pública. 52% dos entrevistados afirmaram que a Polícia Civil faz um bom trabalho esclarecendo crimes, enquanto 70% ente que as polícias cometem excessos de violência no exercício da função.
.