Novas vagas para o Fies estão previstas para fevereiro; tire dúvidas sobre o programa
O programa garante financiamento de até 100% do curso em instituições privadas de ensino superior
Novas inscrições para o Fies estão previstas para fevereiro, mas a data ainda não foi definida. O FNDE, que gere o programa, está concluindo uma análise para a oferta de vagas com base nos dados até 31 de dezembro de 2016, segundo o presidente do Fundo, Silvio Pinheiro. A inscrição é gratuita.
Para estar apto ao financiamento, o estudante precisa ter realizado a prova do Enem a partir de 2010 e ter obtido média de notas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos. Os cursos e instituições cadastradas no Fies podem ser consultados no próprio site da instituição .
O programa garante financiamento de até 100% do curso em instituições privadas de ensino superior que tenha avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Durante os estudos, o pagamento do curso é feito a cada três meses, de acordo com a taxa de juros e o valor da mensalidade.
Após formado, o aluno tem direito a um período de carência e continua pagando, nas mesmas condições, durante 18 meses. Depois disso, o saldo devedor pode ser dividido em até 12 anos.
Em 2016, foram 305 mil novas vagas no sistema em todo o país. De acordo com o FNDE, foram investidos cerca de R$ 18 bilhões no programa, no ano passado. Para este ano, a previsão no orçamento federal é de aproximadamente R$ 21 bilhões.
Perguntas e respostas sobre o programa:
Como fazer para comprovar que não posso pagar a mensalidade?
Você deve comprovar, por meio de documentos, que a renda mensal bruta da sua família é de até três salários mínimos por pessoa
É imprescindível ter um fiador? Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do Prouni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que tenham optado pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC)
Há um percentual mínimo a ser financiado?
O percentual mínimo de financiamento na inscrição é de 50% do valor dos encargos educacionais cobrados do estudante pela instituição de ensino superior. Além disso, você poderá escolher o percentual de financiamento com variações de cinco em cinco pontos percentuais
Já utilizei o Fies uma vez. Posso solicitá-lo novamente?
Não. Se você estiver inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC) ou se já tiver sido beneficiado pelo Fies, não poderá solicitá-lo novamente.
.