Bahia é líder em casos de tuberculose no Nordeste

215214

A OMS-Organização Mundial da Saúde promove hoje uma mobilização global visando o combate à tuberculose, na data mundial consagrada ao combate à enfermidade.

Segundo a OMS, o Brasil ocupa a 18ª posição entre os 22 países que detêm os piores índices da doença, com aproximadamente 70 mil casos novos e cerca de quatro mil mortes por ano. Salvador é a 3ª capital em número de casos da patologia, com uma média de duas mil novas notificações a cada ano. A Bahia é o 3º estado com maior número de registros no país e o primeiro no Nordeste.

Em 2014, foram notificados 4.900 casos novos de adoecimento e 351 óbitos por tuberculose, significando uma taxa de incidência de 33 casos por 100 mil habitantes, e de mortalidade, com 2,3 casos por 100 mil habitantes. O IBIT-Instituto Baiano de Investigação da Tuberculose – referência internacional sobre a enfermidade, notificou no ano passado 236 pacientes em Salvador, número que corresponde a 11% dos casos do município, com índice de cura de 87,7% e 3% de abandono do tratamento, índice superior ao exigido pela OMS.

.

Cleber Vieira