Campeão paulista e carioca, Doriva tenta o terceiro título consecutivo
Em comparação aos últimos dois anos, a campanha de Doriva com o tricolor supera as de Ituano e Vasco até chegar à decisão
Apesar da curta carreira de treinador, iniciada apenas em 2013, Doriva já traz uma especialidade em seu portfólio. Em 2014 e 2015, ele foi campeão estadual comandando Ituano e Vasco, respectivamente e, assim como o Bahia, vai em busca do tricampeonato consecutivo.
“Estou muito feliz. O trabalho está dando bons resultados. Chegar a uma terceira final consecutiva é muito gratificante. Estou feliz com minha carreira”, afirmou. De fato, Doriva passou a ser valorizado, principalmente, após a primeira conquista.
Na ocasião, à frente do modesto Ituano, eliminou o Palmeiras na semifinal do Paulista, vencendo por 1×0, e na decisão, bateu o Santos no jogo de ida também pelo placar mínimo. Apesar da derrota pelo mesmo resultado na volta, garantiu a taça na disputa de pênaltis, que terminou em 7×6.
A campanha surpreendente fez o time do interior chegar à final com 62% de aproveitamento (nove vitórias, cinco empates e três derrotas).
Depois de uma rápida passagem pelo Atlético Paranaense, na Série A de 2014, Doriva assumiu o Vasco em 2015 para repetir o feito. Eliminou o Flamengo nas semifinais e, após duas vitórias por 1×0 e 2×1, ficou com o título em cima do Botafogo. Para ele o bi, mas para o Vasco o término de um jejum que durava 12 anos. O aproveitamento do treinador no estadual foi de 72% (11 vitórias, quatro empates e duas derrotas).
Apesar da conquista, o início ruim na volta do cruz-maltino à Série A ocasionou a demissão do treinador, que ainda passaria por Ponte Preta e São Paulo até assumir o Esquadrão no início deste ano.
No caminho certo
Em comparação aos últimos dois anos, a campanha de Doriva com o tricolor supera as de Ituano e Vasco até chegar à decisão. Até então, o aproveitamento é de 90% (nove vitórias e uma derrota). O único revés foi justamente no clássico contra o Vitória, na primeira fase do Baiano. No entanto, a confiança em levantar a taça pela terceira vez na carreira é grande.
“O trabalho está no caminho certo. Não só aqui no estadual com esta campanha, mas também fizemos uma campanha muito boa na Copa do Nordeste, onde perdemos apenas uma partida em 10 jogos. Agora é aguardar as partidas finais para confirmarmos esta campanha com o título”, disse o treinador. O Bahia tem a vantagem de jogar por dois empates.
.
Matéria original do iBahia