Com muita emoção, população de Senhor do Bonfim se despede do ex-prefeito Paulo Machado

1 (1)

Muita emoção e muita e tristeza! Assim se resumem as últimas homenagens do povo bonfinense e da região, ao ex-prefeito de Senhor do Bonfim, Professor Paulo Batista Machado. Ele tinha 67 anos de idade e faleceu por volta das 22h da última sexta-feira (29), em um hospital de Salvador, após 20 dias internado.

O corpo do ex-prefeito começou a ser velado na Câmara Municipal de Senhor do Bonfim por volta das 14h deste sábado (30). Centenas de pessoas foram ao Salão Nobre Joaquim Muricy Sobrinho para prestar sua última homenagem a este homem simples e dedicado à educação e à causa dos pobres, daí a sua grande popularidade.

Por volta das 20h, o Reitor da Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Professor José Bites de Carvalho, acompanhado de assessores e de funcionários do Campus VII, Senhor do Bonfim, esteve na Câmara para uma homenagem da instituição a Paulo Machado. Além de professor, Machado também foi diretor do Campus VII, ainda quando se chamava FESB – Faculdade de Educação de Senhor do Bonfim. O Professor Bites aproveitou para anunciar que o Campus da UNEB de Senhor do Bonfim passará a chamar-se “Campus Professor Paulo Machado”.

Na manhã deste domingo, 1º de maio, a Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses também prestou sua homenagem a Paulo Machado. Membros da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim (ACLASB), também foram à câmara homenageá-lo. Paulo Machado foi seu fundador.

Veja trecho da homenagem da Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses:

EMOÇÃO E APLAUSOS NA SAÍDA DO CORTEJO FÚNEBRE – Por volta das 10h30, o caixão com o corpo do Professor Paulo Machado deixou o Salão Nobre da Câmara e foi colocado em cima do carro do Corpo de Bombeiros, ao som da Filarmônica e sob muitos aplausos. Lágrimas rolaram na face das pessoas que acompanhavam este momento.

02

MUITOS APLAUSOS NA PASSAGEM DO CORTEJO – No trajeto da Câmara Municipal ao Cemitério São Lázaro, uma multidão de pessoas acompanhou o cortejo fúnebre, enquanto outras centenas aguardavam nas calçadas e nas vias públicas a passagem do carro dos bombeiros conduzindo o caixão com o corpo do ex-prefeito. Durante todo o percurso, foram entoados cânticos católicos e músicas em homenagem à Maria, de quem Machado era grande devoto. Motoristas e motoqueiros faziam buzinaço. A população aplaudia de forma emocionada.

CAIXÃO É RECEBIDO AO SOM DE “A EMA GEMEU” – Outro momento de grande emoção, foi na chegada ao Cemitério São Lázaro, no Alto da Maravilha. O cortejo foi recebido ao som de “O Canto da Ema”, ou “A Ema Gemeu”, de Jackson do Pandeiro, executada pela Bandinha & Cia de Senhor do Bonfim. Esta música era precedida de seus discursos durante a campanha eleitoral de 2008, quando foi eleito Prefeito de Senhor do Bonfim. Depois, enquanto o caixão era retirado do carro do Corpo de Bombeiros, a Bandinha tocava “Nossa Senhora”, de Roberto Carlos, canção que encerrava suas caminhadas no período de campanha.

Antes de o caixão descer à sepultura, algumas pessoas fizeram uso da palavra, a exemplo de Dr. Aurélio Soares, que foi seu vice prefeito, e o ex-deputado e ex-prefeito Carlos Brasileiro.

03

04

06

.

Do BlogDoEloiltonCajuhy