José Aldo ignora cutucadas de Edgar: “Ele que se f***, não estou nem aí”

Ex-campeão dos pesos-penas do UFC promete chegar a confronto “inteiraço” e diz estar motivado para mostrar suas habilidades: “Na minha última luta, não teve luta”

dsc_0896

Enquanto sua história é contada no cinema como um “conto de fadas”, o lutador José Aldo está focado na vida real, que inclui, queira ou não, a constante boataria em torno de sua forma física. Na semana passada, enquanto o manauara viajava para pré-estreias e entrevistas de promoção do filme “Mais Forte Que O Mundo”, sua cinebiografia, pipocaram nas redes sociais boatos de que ele estaria lesionado e seria forçado a desistir do combate contra Frankie Edgar pelo cinturão interino dos pesos-penas do UFC. O próprio Edgar resolveu cutucar o brasileiro, ao duvidar de uma declaração do ex-campeão dos penas de que havia o enfrentado em 2013 com uma lesão no braço esquerdo. O americano citou as cinco lutas de que Aldo se retirou no UFC para afirmar que ele jamais teria lutado lesionado em sua carreira.

Em entrevista coletiva com a imprensa brasileira nesta quarta-feira na sede da equipe Nova União, no Rio de Janeiro, José Aldo manteve a mira na luta e ignorou os boatos e as provocações.

– Primeiramente, você tem que saber se está ou não está (lesionado) para falar. Pouco me importo com ele, o que ele fala ou deixa de falar, sei o que estamos fazendo e treinando aqui forte. Se Deus quiser, vamos chegar muito bem na luta, inteiraço (sic). Estou com muita gana de vencer esta luta, de mostrar, pois acho que na última luta, não teve luta. Pouco importa (o que ele fala), ele que se f***. Não estou nem aí pra ele – afirmou o lutador.

A luta contra Edgar vale o cinturão interino dos pesos-penas (até 66kg), mas, para Aldo, o foco maior é superar a má impressão deixada em sua última luta, uma derrota por nocaute em apenas 13s para Conor McGregor, atual campeão linear da categoria – o UFC criou o título interino porque o irlandês pediu revanche contra Nate Diaz no peso-meio-médio (até 77kg). O brasileiro mantém que aquele combate, encerrado com apenas um cruzado de esquerda, “não aconteceu”, mas reconhece que decepcionou os fãs.

– Estou pensando em chegar e fazer uma excelente luta, quero vencer e vencer bem, porque acho que estou devendo isso e sei da minha capacidade de me tornar novamente campeão. Estou bem tranquilo, que eu sei que o cinturão é meu e não saiu de mim até agora.

img_7024Para isso, José Aldo decidiu buscar forças nas suas origens, e prometeu ser o mesmo lutador da época do extinto WEC, evento no qual conquistou o cinturão dos penas, antes de a categoria ser absorvida pelo UFC em 2010.

– Eu particularmente sempre me cobro muito. Quem me vê no dia a dia, sabe como eu treino, me cobrando o tempo todo, porque sei que posso melhorar cada vez mais. Um ponto que falo, que sempre gostei de treinar e me destacava bastante é a parte em pé, o kickboxing, acho que eu treinava todos os dias e vinha largando isso, estava treinando nove semanas só, na reta final do treinamento. Isso estava me faltando um pouco, jiu-jítsu eu estava treinando bem, voltei a treinar – competir, eu queria, mas não deu tempo – e pelo menos estou bem atualizado nessa parte. Com o jiu-jítsu bom e o kickboxing, me vejo sendo o José Aldo do WEC de novo.

E que Frankie Edgar se prepare, pois o ex-campeão aposta em surpreendê-lo justamente onde o americano é mais forte: na velocidade.

– A parte em pé, com certeza (vai ser o diferencial). Ele não vai nem me ver. Se ele acha que é rápido, vai ver o que é velocidade. Pode ter certeza que lá dentro, meu irmão, se estiver em pé, ele vai se frustrar por isso.

UFC 200
9 de julho de 2016, em Las Vegas (EUA)
CARD DO EVENTO (até agora):
Peso-meio-pesado: Daniel Cormier x Jon Jones
Peso-galo: Miesha Tate x Amanda Nunes
Peso-pena: José Aldo x Frankie Edgar
Peso-pesado: Brock Lesnar x Mark Hunt
Peso-pesado: Cain Velásquez x Travis Browne
Peso-galo: Cat Zingano x Julianna Peña
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Kelvin Gastelum
Peso-galo: TJ Dillashaw x Raphael Assunção
Peso-leve: Sage Northcutt x Enrique Marin
Peso-médio: Gegard Mousasi x Derek Brunson
Peso-leve: Diego Sanchez x Joe Lauzon
Peso-leve: Jim Miller x Takanori Gomi

.

Combate