STF encaminha para Moro pedido de inquérito contra Jaques Wagner
Ex-ministro perdeu o foro privilegiado com o afastamento de Dilma
O STF enviou para o juiz Sérgio Moro um pedido de abertura de inquérito para investigar o ex-ministro Jaques Wagner, que ocupou a Casa Civil do governo de Dilma Rousseff. O processo foi protocolado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A decisão foi tomada pelo ministro Celso de Mello, ex-relator do caso.
Wagner o governo com o afastamento da presidente por causa do processo de impeachment e não conta mais com o foro privilegiado. Ele foi citado na delação premiada do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. O delator afirmou nos depoimentos que o ex-chefe da Casa Civil recebeu, em 2006, ano em que concorreu pela primeira vez ao governo da Bahia, recursos desviados da Petrobras.
“Ocorre que Jaques Wagner foi exonerado do cargo que ocupava, não exercendo, no momento, nenhuma função sujeita à jurisdição penal do STF. Deve o feito, portanto, ser submetido ao conhecimento da 13ª Vara da Justiça Federal no Paraná [Moro], inclusive para verificar a conexão entre os fatos aqui narrados e aqueles imbricados no complexo investigativo denominado Operação Lava Jato e para adotar as providências que entender cabíveis sobre os fatos aqui expostos”, escreveu o procurador.
Em nota, Jaques Wagner afirmou que “ficou surpreso e estranhou” a decisão de Celso de Mello. Ele também reiterou no comunicado que as doações que recebeu em sua campanha foram “declaradas e auditadas” pela Justiça Federal.
.
Varela Noticias