Prefeitos e ex-prefeitos da região estão com nomes no listão do TCM
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, entregou na tarde de quarta-feira (27) ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Carlos Alberto Simões Hirs e ao procurador regional eleitoral, Ruy Nestor Bastos Mello, a lista dos gestores municipais que tiveram contas rejeitadas nos últimos oito anos. Na relação consta cerca de 950 processos de análise de contas que tiveram parecer pela rejeição, mas o número de gestores públicos envolvidos é menor, uma vez que muitos deles tiveram contas rejeitadas em vários exercícios. Da lista a Justiça Eleitoral irá identificar e relacionar aqueles que tiveram contas rejeitadas “por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa”, e que, a princípio, se enquadram na Lei de Ficha Limpa e, portanto, são inelegíveis nas eleições de outubro deste ano.
Dos municípios da região de Senhor do Bonfim, na lista, conta os nomes do prefeito de Pindobaçu, Marlos Andre, Itiúba, Silvano Sales, e dos ex-prefeito, Agileu Lima de Andorinha, Marcos Silva, Ponto Novo, Paulo Machado, Senhor do Bonfim, Roberto Carlos de Antonio Gonçalves, Cecilia Petrina de Itiúba, Helio Palmeira de Pindobaçu, Edson Almeda de Jaguarari, Daniel Gomes de Pindobaçu, Dinaldo Caetano de Saúde, e Iracy Araujo de Campo Formoso.
O presidente do TRE, desembargador Carlos Alberto Hirs, disse que o TCM é importante parceiro para a Justiça Eleitoral, pois com a relação dos gestores que tiveram contas rejeitadas, após exame minucioso, fornece elementos ao Ministério Público Eleitoral para a instrução de processos contra políticos ficha suja e aos próprios juízes que decidirão sobre a validade das candidaturas. O conselheiro Francisco Netto destacou a colaboração que existe entre os órgãos de controle e disse que cumpre um dever “ao colaborar e dar a mais ampla divulgação das nossas decisões contra os maus gestores. A população – acrescentou – precisa ser informada , e estes políticos devem ser afastados, pela Justiça Eleitoral, da vida pública”. (confira a lista completa).
.
Ivan Silva