Em desabafo, Micale pede respeito a Neymar e teme que ele abandone a seleção
Treinador, nascido em Salvador, pediu apoio da torcida baiana amanhã
O técnico Rogério Micale saiu em defesa de Neymar nesta terça-feira (9), véspera da decisiva partida contra a Dinamarca, em Salvador, que acontece na Fonte Nova nesta quarta. Em coletiva, o treinador pediu respeito aos jogadores e afirmou temer que Neymar e outros acabem deixando a seleção.
A seleção empatou sem gols os dois primeiros jogos da Olimpíada, contra África do Sul e Iraque, e corre risco de sofrer uma eliminação ainda na primeira fase. Vaiada em Brasília e criticada, a seleção precisa de um triunfo no terceiro jogo, contra a líder do grupo. Micale, em coletiva, criticou a repercussão sobre ações de Neymar, como a decisão de não dar entrevista após o jogo, e afirmou que jogadores podem seguir o que fez Lionel Messi e desistir de jogar pela seleção – segundo a imprensa argentina, o craque já voltou atrás e deve voltar a usar a camisa albiceleste.
“Se não analisarmos friamente, não tivermos uma transição dos craques, não o respeitarmos, logo eles não vão querer estar conosco. O Neymar quis estar na Olimpíada, e volto a dizer: ele assumiu uma situação e é muito cobrado por isso com 24 anos. São fatos para refletir”, afirma.
Ele continuou, dizendo que o futebol brasileiro precisa refletir sobre questões táticas e comportamentais, e não focar em um ou outro jogador. “Enquanto ficarmos preocupados com tarjas de capitão, comportamentos pessoais, situações internas de relacionamento, e não abrirmos discussão para realmente entender o que está acontecendo no futebol brasileiro, no setor tático, comportamental, vamos continuar na mesmice. Queremos achar culpados, isso é um grande mal. Para avançarmos em algo melhor para o nosso futebol, a discussão deveria ser mais aprofundada, e não tão superficial em pontos que não agregam nada em situações de jogo. Perdemos muito tempo com isso. Temos que parar de achar vilões”, criticou. “A Alemanha levou 12 anos para chegar onde chegou, mas nós queremos chegar lá com seis meses, não queremos passar por 11 anos e meio de preparação. Estamos lidando com jovens, se continuarmos matando, vamos colher a mesma coisa que estamos colhendo há anos”.
A constante comparação entre Neymar e Marta, principal jogadora da seleção feminina, também foi comentada pelo treinador.
O treinador também falou sobre a comparação feita entre Neymar e Marta, camisa 10 e principal jogadora da seleção feminina de futebol do Brasil, e sobre o garotinho do Rio de Janeiro que riscou o nome do jogador de sua camisa para escrever o da atleta: “São dois talentos do futebol brasileiro. Em relação ao Neymar, é um jovem de 24 anos que não atingiu ainda maturidade total, vai atingir (…) Podemos dizer que a Marta é uma jogadora sensacional, tem todo nosso reconhecimento, mas o Neymar tem o meu reconhecimento como futuro melhor do mundo, ele vai ser, e nós precisamos respeitar o Neymar. Ele é jovem”, diz.
Mudanças
Para o jogo contra a Dinamarca, Micale deve fazer mudanças. Luan pode entrar no lugar de Felipe Anderson. O treinador também disse que já sabe quem será o substituto do volante Thiago Maia, suspenso, mas não revelou quem será – brigam pela vaga Rodrigo Dourado e Walace.
Nascido em Salvador, Micale pediu apoio da torcida amanhã. “Como farei meu primeiro jogo em Salvador, o mais importante da minha carreira, e como sou baiano de Salvador, gostaria que meu povo abraçasse a Seleção, demonstrasse felicidade. Eu tenho orgulho de ser baiano, apesar de ter vivido pouco tempo aqui. Gostaria que nosso povo nos abraçasse e começássemos aqui uma arrancada rumo a um sonho de todo brasileiro. Precisamos muito da ajuda da torcida”.
.