Flamengo vence, rebaixa América-MG, e segue com esperanças de título
Com gol de Everton, Rubro-Negro bate o Coelho, dentro do Mineirão, pula provisoriamente para a vice-liderança e decreta o descenso matemático dos mineiros
Os aparelhos foram desligados. O América-MG respirava com dificuldades, ainda mantendo um fio de esperança de se manter na Série A. O último suspiro foi na noite desta quarta-feira, no Mineirão, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A derrota para o Flamengo, por 1 a 0, selou o destino do time mineiro: rebaixado matematicamente para a segunda divisão. O Rubro-Negro, que marcou com Everton, é quem segue vivo, mas na briga pelo título do Brasileirão.
Com a vitória, o Flamengo pulou para 66 pontos e reassumiu a segunda colocação do Brasileirão. Provisoriamente, já que, o Santos, com 64, recebe o Vitória, nesta quinta-feira, e pode ultrapassar os cariocas. Pela frete, o Rubro-Negro tem três jogos, Coritiba e Santos em casa, e Atlético-PR fora. São nove pontos a serem disputados, para tirar quatro de diferença para o Palmeiras, que ainda joga nesta rodada.
CONFIRA A TABELA E CLASSIFICAÇÃO DO BRASILEIRÃO
O América-MG segue estacionado na lanterna, com 27 pontos, e só pode chegar aos 36, sendo que o Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento, tem 39. Ou seja, o Coelho está matematicamente na Segundona em 2017. As partidas contra Grêmio, Sport e Santos não valem nada para o time mineiro, a não ser para não terminar na última colocação, que ainda pode ficar com o Santa Cruz.
O jogo
Em um Mineirão com o anel superior praticamente vazio – os jornalistas estavam lá -, o rubro-negro era bem mais marcante que o verde e branco nas arquibancadas. O sotaque carioca, também vindo de lá, engolia os cantos da torcida do América-MG. O time de Enderson ignorou isso tudo e foi pra cima. O Coelho mostrou a força que tem tido em BH nos últimos jogos. A casa mudou, é bem verdade. O jogo, que estava previsto para o Independência, passou para o Mineirão, em uma decisão da diretoria para arrecadar mais.
Os anfitriões fizeram as honras da casa e começaram pressionando, criando pelo menos três boas chances de gol. Mas o clichê diz que quem não faz leva. E o Flamengo abriu o placar, aos 32 do primeiro tempo, com Everton. Na comemoração, a febre do momento, o “manequim challenge”, em que todo mundo fica parado, com o autor do gol, Fernandinho, Leandro Damião e Diego congelados diante da eufórica torcida flamenguista.
No segundo tempo, o América-MG não teve forças para reagir, e o Flamengo tirou o pé do freio. Aos 36 da etapa complementar, Nilson cruzou, e o goleiro Paulo Victor faz uma grande intervenção. Mas ficou nisso, o Rubro-Negro saiu do Mineirão com a vitória por 1 a 0, deixando a maioria dos torcedores esperançosos e abrindo a triste realidade para a minoria americana.
.
Globoesporte.com