Farmácias populares estão em baixa no estado da Bahia
Desde 2014, 60 unidades do programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, fecharam as portas no país. Destas, 25 estão na Bahia, que também lidera a lista dos estados com mais fechamentos. O estado possui hoje 60 unidades da rede própria do programa, dos quais 16 estão na capital. Em contrapartida, o programa “Aqui tem Farmácia Popular” abrange um número bem maior, com 1.230 farmácias privadas credenciadas – das quais aproximadamente 200 estão em Salvador.
O fechamento das unidades, no entanto, ainda preocupa pessoas como a cozinheira aposentada Maria das Graças Almeida, que sofre da angina de peito, que é uma doença cardiovascular. Com uma renda apertada, onde ainda entra despesas de uma de suas filhas, e do seu neto, ela, que antes comprava seu remédio na unidade da Ladeira dos Galés, em Brotas, agora já começou a adquiri o remédio em outro estabelecimento do programa de farmácias credenciadas.
Mas, embora já tenha achado um novo local para comprar o medicamento, a incerteza continua. “Não sei até quando vou encontrar esse remédio lá na farmácia, e pode ter ocasião de não conseguir encontrar e precisar tirar bem mais do bolso pra poder pagar. Se isso acontecer, já vou precisar tirar parte mexer no orçamento”, explicou. Para o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarba), Luiz Trindade, uma das hipóteses que explicaria essa redução na rede própria da FPB, seria o crescimento da quantidade dos estabelecimentos comerciais que se credenciaram ao programa.
.
Cleber Vieira