Analistas dizem como o Flamengo pode encaixar Conca, Diego e Everton Ribeiro

Trio promete ser quebra-cabeça para Zé Ricardo, que ainda tem outras opções no meio

x68222804_ES-Rio-de-Janeiro-RJ-06-06-2017-Everton-Ribeiro-chega-no-CT-George-Helal-em-Vargem-Gran.jpg.pagespeed.ic.rWr4QkKnDb

Com a chegada de Éverton Ribeiro, têm início as especulações de como Zé Ricardo vai definir a equipe titular do Flamengo. Para especialistas, a titularidade de Diego, Éverton e Éverton Ribeiro é certa no meio-campo rubro-negro. A entrada do novo reforço seria fundamental para suprir a carência que hoje existe na direita. Conca aguardaria uma oportunidade no banco, assim como o garoto Vinicius Júnior.

Comentarista da Rede Globo, o ex-jogador Caio Ribeiro cogita duas opções para o técnico do Flamengo: jogar com três meias atrás do atacante Guerrero ou uma escalação no esquema 4-1-4-1, com um volante e quatro meias. O time titular teria Márcio Araújo na contenção, Éverton Ribeiro pelo lado direito, Diego centralizado e Éverton pela esquerda. A diferença é a presença de um outro volante ou de Willian Arão ao lado de Diego no meio-campo.

— O Flamengo tende a melhorar muito. Mas não acho que Conca entraria como titular, pelo menos por enquanto. As pessoas projetam um time ideal e tiram todos os volantes, pensando apenas no espetáculo. Mas é preciso pensar no esquema mais competitivo — diz.

ESTRELAS CONTRA OS MAIS FRACOS

Lédio Carmona, comentarista do Sportv, acredita que Rômulo possa voltar a ser o bom jogador que foi no Vasco em 2011 e, assim, ganhar a posição de Márcio Araújo no meio-campo. O jornalista diz que, caso Zé Ricardo queira contar com Diego, Conca e Éverton Ribeiro como titulares, o time precisaria de tempo até armar o esquema tático. Porém, contra adversários mais frágeis, o técnico poderia ousar na escalação:

— Teria que recuar o Éverton Ribeiro e colocá-lo ao lado do Diego, como segundo jogador de meio-campo. Mas isso depende de muito treino e readaptação. Alguém tem que marcar nesse time, como faz o Márcio Araújo. Mas dá para atuar os três em um jogo mais fácil, contra uma equipe menos perigosa.

Untitled-1

Carlos Eduardo Éboli, comentarista da Rádio Globo/CBN, destaca que Conca está atrás dos outros jogadores na disputa por vaga de titular, principalmente pela falta de ritmo e confiança após a cirurgia no joelho que o deixou meses longe dos gramados. Éboli afirma que, com os três craques juntos, o Flamengo ficaria desprotegido, mas que ter mais marcação não significa encher o time de volantes:

— Conca é uma grande incógnita. Será que aquele meia campeão brasileiro pelo Fluminense ainda existe? Essa é a pergunta que fica. Mas, se você tiver jogadores bem orquestrados, com certeza haverá uma ocupação de espaço que por si só já consegue bloquear o adversário. Quem tem a bola não é atacado.

CONCA E DIEGO DISPONÍVEIS

Júnior, ex-craque e comentarista da Rede Globo, acha necessária a presença de jogadores com boa marcação no meio-campo, como Márcio Araújo e Cuéllar. Para ele, o sistema defensivo do Flamengo não tem funcionado e precisa de jogadores que deem uma proteção aos zagueiros e liberdade aos meias ofensivos. Mas diz que Éverton e Éverton Ribeiro são dinâmicos também sabem marcar quando preciso.

Ainda sem Éverton Ribeiro, mas com Conca e Diego disponíveis, o Flamengo enfrenta o Sport nesta quarta-feira, às 21h45m, em Recife. Guerrero e Trauco não jogam, pois estão na seleção peruana.

FICHA DO JOGO:

Sport: Magrão, Samuel Xavier, R. Alves, Durval e Patrick; Anselmo, Rithely e Everton Felipe; Thomás, Osvaldo e André.

Flamengo: Muralha, Pará, Réver, Juan, Renê; Márcio Araújo, Willian Arão, Diego; Ederson, Leandro Damião e Éverton.

Juiz: Anderson Daronco (RS).

Local: Ilha do Retiro.

Horário: 21h45m.

Transmissão: Rede Globo e Rádio Globo/CBN.

.

O Globo