Dinheiro do Bolsa Família está bloqueado para quase 58 mil baianos

Situação abrange beneficiários que tiveram problemas em cadastro e que não regularizaram dados, diz Ministério do Desenvolvimento Social.

programas-vinculados-ao-cadunico-confira-a-lista-1

O dinheiro do programa Bolsa Família está bloqueado para quase 58 mil baianos, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social. Ainda segundo a pasta, o bloqueio atinge beneficiários que apresentaram problemas no cadastro e que não atenderam ao chamado para regularizar a situação.

No estado, cerca de 3 milhões de famílias estão cadastradas no programa.

Periodicamente, os beneficiários são chamados para prestar informações sobre o cadastro. Eles são divididos em grupos, cada um diz respeito a uma situação, como revisão, atualização cadastral e averiguação. Ao todo, são oito grupos. Dessa vez, quatro grupos foram chamados com uma mesma data limite.

Pendências na atualização do cadastro e averiguação, como subdeclaração de renda, que é quando alguém da família passa a trabalhar com carteira assinada, são as situações que mais levam ao bloqueio do Bolsa Família.

A ausência dos filhos na escola também é outro fator que leva ao bloqueio. Isso porque, na regra para se manter no programa, a frequência exigida é de 75% a 80%, dependendo da faixa etária. Nesses casos, os pais podem procurar os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para buscar ajuda. Alguns problemas podem causar a falta às aulas ou até mesmo o abandono escolar. Por isso é necessário procurar o Cras.

.

G1/BA