Campo Formoso: Unidades de Saúde alertam sobre o combate ao Câncer de Mama
Nesta quinta-feira 19 de Outubro, é celebrado o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama. A data reforça ainda mais a importância da conscientização a respeito do tema, fortalecendo a campanha Outubro Rosa. Pensando nisso, durante toda a semana, as Unidades de Saúde do Município realizaram, na sede e interior, diversas atividades em alusão ao combate ao Câncer de Mama. O objetivo é gerar consciência e levar informação sobre essa terrível doença, que pode afetar tanto mulheres como homens, sem depender de idade, origem ou predisposição genética. As atividades realizadas mostram a importância do diagnóstico precoce, dos controles médicos e do autoexame, ferramentas-chave para vencer a difícil batalha.
Veja as unidades participantes:
Unidade de Saúde São Francisco; Unidade de Saúde Curral da Ponta; Unidade de Saúde Tuiutiba; Unidade de Saúde Maninho Ferreira; Unidade de Saúde Esplanada; Unidade de Saúde de Limoeiro; Unidade de Saúde de Santo Antônio; Unidade de Saúde de Caraibas; Unidade de Saúde de Tiquara; Unidade de Saúde de Lagoa do Porco; Unidade de Saúde de Olho d’Água das Pombas; Unidade de Saúde de Brejão da Caatinga; Unidade de Saúde São Tomé; Unidade de Saúde do Alto do Cruzeiro; Unidade de Saúde de Poços I e II; Unidade de Saúde de Lage dos Negros I e II e Unidade de Saúde do Mutirão.
Câncer de Mama
O câncer de mama é a forma de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo. No Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama corresponde a cerca de 25% dos novos casos a cada ano. Para 2015, o Inca estima 57 mil novos casos da doença, que também afeta homens.
Apesar de raro antes dos 35 anos, a incidência do câncer de mama após esta idade cresce progressivamente e dados observam o aumento de casos confirmados da doença tanto em países desenvolvidos quanto em países em desenvolvimento.
.
Ascom PMCF