Dos Anjos: “Serei o primeiro a ganhar dois cinturões inéditos pro Brasil”
Para ex-campeão dos leves, se conquistar título dos meio-médios, combate contra Conor McGregor pode finalmente se concretizar: “Luta já está vendida”
Quinto colocado no ranking dos meio-médios do Ultimate, Rafael dos Anjos está a um passo de disputar o cinturão da categoria. Antes disso, no entanto, ele terá que passar por Robbie Lawler na luta principal do UFC Winnipeg, marcado para o dia 16 de dezembro no Canadá. A garantia de que o vencedor do combate receberá a chance ao título de Tyron Woodley veio do próprio Dana White, e deixou o brasileiro ainda mais confiante.
– Essa luta era exatamente o que estava querendo. Fiquei feliz, agora vi que estou bem perto de realizar mais um sonho. Muitos que falam não estar nem aí para o cinturão, falam da boca para fora. Eu luto para ser campeão, luto para ser o melhor, não luto para ser mais um no UFC. Vou ter a oportunidade de ser o primeiro lutador a ganhar dois cinturões inéditos para o Brasil. Eu fui o primeiro campeão brasileiro nos 70 kg e serei o primeiro campeão brasileiro nos 77 kg. Se eu ganhar esse título nos 77kg, e tenho fé nisso, vai ser uma grande realização – declarou em entrevista ao Combate.com, durante uma visita ao Instituto de Performance do UFC, em Las Vegas.
No bate-papo, Dos Anjos abriu o jogo sobre os desafios da nova divisão, na qual estreou em junho, além de analisar os pontos fortes e a estratégia a ser definida para conseguir a vitória no dia 12 de dezembro. O brasileiro também contou que ainda tem interesse em enfrentar Conor McGregor, atual campeão dos leves do UFC. O combate entre eles chegou a ser agendado para o UFC 196, em março de 2016, quando Rafa ainda era o detentor do título, mas uma lesão no pé tirou o brasileiro da luta. Caso conquiste o cinturão na divisão dos meio-médios, no entanto, o niteroiense tem certeza de que despertará a atenção do irlandês para que o combate finalmente se concretize.
– Acho que essa luta ainda pode acontecer. É uma luta que já está vendida, é uma luta que muitos queriam ver. E pelo jeito que foi, por quebrar o pé duas semanas antes da luta, uma coisa que nunca tinha acontecido, deixar uma luta por lesão. Mas acredito que chegando nesse cinturão, ele com certeza vai querer tentar o terceiro cinturão dele. Igual ele fez no peso-pena, e vai fazer no leve, vai ficar jogando para frente. Agora lutou boxe, não sei se realmente ele está na posição de querer defender o cinturão dele. Acho que o plano dele é aposentar como campeão invicto, mas invicto que nunca defendeu um cinturão, aí fica fácil. Quando eu tinha o cinturão, um monte de repórter veio me perguntar: “Mas o verdadeiro campeão é quando defende o cinturão uma vez?”. E nunca vi ninguém perguntar isso para ele. Mas a vida é assim.
UFC Fight Night
16 de dezembro, em Winnipeg (CAN)
CARD DO EVENTO (até o momento):
Peso-meio-médio: Robbie Lawler x Rafael dos Anjos
Peso-pena: José Aldo x Ricardo Lamas
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Misha Cirkunov
Peso-médio: Oluwale Bamgbose x Alessio Di Chirico
Peso-médio: Vítor Miranda x Julian Marquez
Peso-mosca: Tim Elliott x Justin Scoggins
Peso-meio-médio: Chad Laprise x Galore Bofando
Peso-meio-médio: Nordine Taleb x Sultan Aliev
Peso-leve: John Makdessi x Abel Trujillo
Peso-meio-médio: Santiago Ponzinibbio x Mike Perry
Peso-meio-médio: Erick Silva x Jordan Mein
.
Combate