Melhor Prevenir Tecnicamente do que Remediar
Com o intuito de promover mais segurança e lazer aos munícipes, a Prefeitura de Campo Formoso, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Infraestrutura, iniciou o programa municipal de requalificação de praças e jardins para viabilizar mais áreas adequadas e ambientes que proporcionem lazer com mais segurança.
O projeto de revitalização inclui não apenas serviços de infraestrutura, reconstrução de meio fio, iluminação e outros serviços, as ações corte e poda de árvores são necessárias segundo laudos técnicos da equipe da prefeitura. A ação preventiva acontece em função de galhos estarem comprometendo a iluminação pública e também terem avançado aos fios da rede elétrica, o que, em situações de ventos e temporais, aumentam as ocorrências de queda de energia, além de provocar acidentes com pedestres e veículos.
É importante ressaltar que essas ações de poda e substituição de árvores adequadas ocorrem em todo país há muitos anos, mas só agora o município de Campo Formoso se atentou ao perigo que é ter árvores não apropriadas em logradouros públicos. Pensando na preservação da natureza, cada árvore retirada de uma praça, será substituída por novas espécies que não causem problemas no futuro.
Confira a lista de árvores com raízes agressivas capazes de destruir tubulações enterradas, calçadas, pavimentos, muros e casas, elas não são o mal, apenas são vigorosas e com crescimento superficial, que engrossam com o tempo e acabam por resultar em efeitos catastróficos nos ambiente urbanos. Fonte: http://www.jardineiro.net
1. Salgueiro-chorão – Salix x pendulina: Copainadequada para as calçadas, atrapalha os transeuntes. À procura de água, os chorões tem tendência a destruir tubulações de água e esgoto enterradas.
2. Flamboyant – Delonix regia: Raízes tabulares, muito superficiais e agressivas.
3. Ficus – Ficus benjamina: Atinge grande dimensões. Nunca para de crescer. Apresenta raízes superficiais e adventícias.
4. Paineira-rosa – Ceiba speciosa: Árvore de crescimento vigoroso, grande porte, que apresenta madeira frágil, tronco recoberto de espinhos. Sujeita à quebra.
5. Pau-formiga – Triplaris americana: Madeira leve, raízes superficiais, grandes dimensões e atrai formigas.
6. Eucalipto – Eucaliptus spp: A maioria das espécies apresenta grande porte, sistema radicular superficial e derrama natural.
7. Abacate – Persea americana: Árvore de madeira frágil, com tendência à quebra e que pode atingir grandes proporções. Frutos grandes, que provocam sujeira.
8. Manga – Mangifera indica: Sistema radicular superficial, frutos grandes que provocam muita sujeira.
9. Guapuruvu – Schizolobium parahyba: Árvore de crescimento vertiginoso e porte avantajado. Madeira muito frágil, sujeito à quedas e quebra dos ramos.
Perigosos e mal-cheirosos. Os frutos da Abricó-de-macaco são verdadeiras balas de canhão. Foto de Wendy Cutler10. Pinheiro-do-paraná – Araucaria angustifolia: Árvore nativa de grandes dimensões, seu maior problema é a derrama natural. Em locais com muitos exemplares, é indicado um programa de podas para evitar a derrama. Suscetível a cupins.
11. Jaca – Artocarpus heterophyllus: Árvore de frutos gigantes que podem causar sérios acidentes, caindo sobre automóveis e ferindo pessoas.
12. Chapéu-de-sol – Terminalia catappa: Sistema radicular superficial. Copa pode atingir grande proporções.
13. Casuarina – Casuarina equisetifolia: Raízes superficiais.
14. Plátano – Platanus x hispanica: Grandes dimensões e raízes superficiais. Exige podas anuais e suas folhas provocam muita sujeira. Tronco suscetível a brocas.
15. Tulipeira – Spathodea campanulata: Flores com pólentóxico às abelhas. Por ocasião da queda, as flores são mucilaginosas e escorregadias. Raízes superficiais.
16. Grevilha– Grevilea robusta: Sistema radicular superficial e vigoroso.
17. Tipuana – Tipuana tipu: Porte avantajado, raízes agressivas e madeira frágil, que é mais propícia a quebras e cupins.
18. Álamo – Populus nigra: Raízes agressivas.
19. Abricó-de-macaco – Couroupita guianensis – Também conhecida como bola-de-canhão. Seus frutos são grande, pesados e mal cheirosos, podem provocar acidentes e muita sujeira.
20. Falsa-seringueira – Ficus elastica: Como as outras figueiras, esta apresenta tronco de grande diâmetro, raizes adventícias e superficiais.
21. Pinheiro – Pinus spp: Muitas espécies de grande porte, suscetível a cupins e com derrama natural.
22. Jambolão – Syzygium jambolanum – A queda dos pequenos frutos provoca muita sujeira em calçamentos, áreas de estacionamento e em automóveis.
23 – Algaroba (Prosopis sp.), sua exploração como lenha e carvão vegetal, tem sido a única alternativa econômica do sertanejo. Em seu conjunto, a região semi-árida está inserida num contexto onde a ação antrófica tem contribuído para o avanço sobre remanescentes florestais que, em determinados casos, é substituído ou seletivamente explorado, causando uma degeneração da composição das matas nativas da região.
Matérias de arvores caídas em Campo Formoso:
Campo Formoso: Árvore cai no colégio Augusto Galvão e bloqueia rua
Duas árvores caíram devido ao forte vento na cidade de Campo Formoso-Ba
.