Chuvas contribuem para elevação do Rio São Francisco, mas vazão de Sobradinho voltará a ser reduzida para 550 m³/s

lago-de-sobradinho-chesf-768x497

O volume de chuvas registrado na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco na semana que passou ficou acima do volume médio, o que contribuiu para a elevação do nível dos reservatórios instalados na Bacia do Velho Chico. A informação foi transmitida na manhã desta segunda-feira (18) pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), durante reunião promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), e mais uma vez transmitida por videoconferência.

O resultado, porém, não afasta o cenário crítico com relação à gestão dos reservatórios. Isso porque o Cemaden também alerta para a redução de chuvas para as duas próximas semanas na Bacia.

Por este motivo, até para garantir o volume útil dos reservatórios, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) manteve a defluência de 80 metros cúbicos por segundo (m³/s) no reservatório de Três Marias (MG); e de 550 m³/s em Sobradinho (BA) e Xingó (entre Alagoas e Sergipe). Vale destacar que a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) esclareceu, na semana passada, que a vazão de Sobradinho estava 600 m³/s desde o dia 29/11, por conta de uma determinação da Agência Nacional de Águas (ANA).

.

Carlos Britto