PM e Secretaria da Assistência Social resgatam mulher e filhos mantidos em cárcere privado em Mirangaba
Policiais militares da 24ª CIPM, lotados no DPM de Mirangaba, em conjunto com funcionários do CREAS, da Secretária Municipal de Assistência Social e do Conselho Tutelar do mesmo município, localizado na região de Jacobina, realizaram averiguação a respeito de uma denúncia de cárcere privado de uma mulher de 19 anos e seus três filhos – gêmeas de 2 anos e um bebê de 11 meses -, nesta quarta-feira, 16, por volta das 18h, no povoado de Vereda de Canabrava. Todos eram mantidos pelo próprio marido da vítima.
Os envolvidos na diligência, de fato, encontraram as vítimas em situação análoga ao cárcere privado e de miserabilidade. Momento em que a vítima relatou que vivia há mais de dois anos sob ameaça do marido além de sofrer com violência física, psicológica, sexual e patrimonial. E, ainda, disse terem seus documentos pessoais queimados pelo acusado que fugiu quando percebeu a aproximação da viatura da PM.
A jovem relatou que, recentemente, ouviu numa Rádio, um entrevista da Major Denice Santiago (Comandante do Policiamento Especializado Ronda Maria da Penha), e isso a encorajou a fazer a denuncia.
Após ouvir a vítima, a equipe conduziu à Delegacia de Polícia Civil de Jacobina para o registro da denúncia crime junto à Bel. Delegada de Polícia Civil, Drª Manuela Rodrigues que, prontamente, acolheu e realizou todos os procedimentos cabíveis.
Mãe e filhos estão sob a guarda da Secretaria de Assistência Social de Mirangaba e sua família estará sob vigilância da Polícia Militar até que sejam adotadas as medidas judiciais cabíveis.
“A Ronda Maria da Penha é um sonho que se tornou realidade e alcança, inclusive, ações que não fazem parte da sua rotina. Podemos notar que uma entrevista levou ao resgate e salvamento de toda uma família. E isso nos encoraja a continuar com este trabalho, inclusive as ações do policiamento ordinário que atua nas primeiras ocorrências. Em tempo, parabenizo aos policiais militares de Mirangaba e expresso o meu orgulho em comandar esta tropa”, disse o Major PM Flailton Oliveira, Comandante da 24ª CIPM.
.