Campo Formoso: ” Reminiscências no tempo do Cravo Roxo”

Untitled-1

Campo Formoso: ” Reminiscências no tempo do Cravo Roxo”

Eleutério Alves dos Santos, nasceu em Campo Formoso, Ba, no dia 20 de fevereiro de 1912. Era filho de Clementino Alves dos Santos e Francisca Rosa de Jesus Alves dos Santos.

Ainda criança mudou-se para a cidade de Saúde. (Terra que tanto amou). Quando adolescente imigrou para a cidade de Salvador. Retornando para o interior no início dos anos 30, tornou-se voluntário e combatente, de uma das diversas volantes que perseguiam o grupo de cangaceiros liderados pelo famigerado Virgulino Ferreira da Silva o Lampião. Na volante recebeu o pseudônimo de “CRAVO ROXO” dado pelos seus colegas combatentes. Foram diversos combates, havidos na região norte da Bahia entre esta volante e cangaceiros.

Era casado com a Sr.ª Damiana Pequena Alves dos Santos, conhecida como Dona “Lili” também falecida. A conheceu no Povoado de Itumirim, hoje Juacema, Município de Jaguarari Ba, quando da sua perseguição ao bando de Lampião. Com sua “amada esposa” assim que a chamava tiveram 07 (sete) filhos, 04 (quatro) já falecidos: José de Anchieta Pequeno Alves (Lelito); Eleutério Alves dos Santos Filho (Lelo); Carlos Alberto Pequeno Alves (Carlinhos); o mais novo, faleceu após o nascimento. Filhos vivos: Liozete Leyta Pequeno Alves; Maria Léa Pequeno Alves e Liliana Pequeno Alves.

thumbnail_WhatsApp Image 2018-07-26 at 10.08.11

Durante sua vida, Eleutério foi um próspero comerciante durante 40 anos do Bazar e Funerária Santa Terezinha (de quem era devoto) situado no calçadão, centro de Campo Formoso. Foi poeta, maçom, proprietário do Museu Regional Dr. Antônio Gonçalves, Vereador e Delegado titular da Comarca de Campo Formoso.

Amante do folclore baiano, e das festas juninas, apresentava-se com seus amigos no São João da cidade de Senhor do Bonfim Ba, na antiga praça de eventos e na micareta de nossa cidade.  Esse grupo era intitulado como “Cravo Roxo e seu Bando.”

Recebeu em sua residência grandes personalidades tais como: Mané Garricha, Luiz Gonzaga, Altemar Dutra, Marinês e sua Gente, Nelson Nede, Waldick Soriano, e o Ex. Governado da Bahia Waldir Pires.

Eleutério Alves dos Santos, faleceu em Campo Formoso aos 71 anos, em 16 de março de 1983. Deixou além das filhas, 04 netos e 05 bisnetos.

 thumbnail_WhatsApp Image 2018-07-26 at 10.11.02Esta matéria foi idealizada e escrita pelo historiador, José Carlos Martins

.