Fora de casa, Vitória busca igualar retrospecto contra Ceará no Brasileirão
Em 1993, o Leão venceu o duelo pelo campeonato nacional por 3 a 0, com gols do ex-atacante Claudinho
Tradicionais equipes nordestinas, Vitória e Ceará protagonizaram duelos marcantes ao longo dos anos. No entanto, a rivalidade entre as duas equipes ganhou novos contornos nas últimas temporadas, principalmente após os consecutivos encontros nas edições de 2013, 2014 e 2015 da Copa do Nordeste. No sábado (15), às 16 horas, o Castelão será palco de mais um capítulo dessa belíssima história.
Vitória e Ceará se enfrentaram oficialmente em 30 oportunidades, e o histórico aponta vantagem da equipe baiana. No total, foram 11 triunfos do Rubro-negro, 12 empates e 7 vitórias do Vozão, aproveitamento de quase 37%. Nas partidas realizadas longe da Boa Terra, o Leão também é superior: cinco triunfos, cinco empates e somente três derrotas, em treze duelos.
Apesar da rivalidade, os dois clubes realizaram apenas dez partidas pelo Campeonato Brasileiro da Série A, marcados pelo equilíbrio. Até o exato momento, foram quatro vitórias para cada lado e dois empates. Já em Fortaleza, o alvinegro cearense leva vantagem: dois triunfos, um empate e apenas um revés em quatro encontros. A única vez que o Leão retornou para Salvador com os três pontos na bagagem foi no Brasileirão de 1993, pela primeira fase do Grupo C. Na ocasião, Claudinho foi o grande nome do jogo ao marcar os três gols da vitória sobre o Ceará.
O duelo de titãs põe frente a frente duas equipes que vivem bons momentos no segundo turno do Campeonato Brasileiro. Enquanto os comandados de Paulo Cézar Carpegiani conquistaram 10 dos doze pontos disputados, a equipe de Lisca atingiu chegou a marca de oito pontos no returno da competição.
.
Varela Noticias