Plataforma virtual do SESI ajuda empresas baianas a gerir áreas de segurança e saúde no trabalho
Além do controle das áreas de saúde e segurança do trabalhador, a Plataforma SESI Viva + tem como função organizar os dados que são enviados pelas empresas ao Social.
Se a Indústria 4.0 tem aprimorado a forma de produzir, as novas tecnologias também adquiriram um papel fundamental na coleta, análise e gestão das informações relacionadas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST) dentro das empresas.
Um exemplo é a Plataforma SESI Viva + (ferramenta online para a área de SST). Desenvolvida pelo Serviço Social da Indústria (SESI), a medida permite um apoio na qualificação dos atendimentos aos empregados e facilita a gestão das ações voltadas para essas áreas.
Na Bahia, a plataforma digital foi lançada no último mês e já conta com a participação de mais de 100 empresas de todos os portes. Uma delas é a AZUD BRASIL, que fica em Salvador e oferece produtos para Irrigação e Filtração. Segundo o Gerente Administrativo Financeiro, Geraldo Lucena, esse serviço veio na hora certa e “caiu como uma luva”, uma vez que a empresa passa por um momento de eficiência nos controles internos.
“Esse ponto, dentro do nosso processo de melhoria contínua, estava órfão. O SESI Viva + chegou para nos dar um apoio na gestão de dados e na adaptação para atender às exigências do eSocial”, afirma Lucena. “Para a empresa, um maior controle interno, e para o empregado, mais qualidade de vida no trabalho”, completa.
A gerente de Segurança e Saúde no Trabalho do SESI-BA, Maria Fernanda Torres afirma que, com a plataforma, a empresa faz toda a gestão de saúde e segurança em um ambiente único, “buscando a redução dos riscos legais, redução de custos com saúde e afastamento, prevenindo acidente” e aumentando a produtividade no trabalho.
“Essa é uma grande oportunidade de as empresas se organizarem e poder gerenciar de forma mais estratégica as questões de SST. Também é importante entender que isso é um investimento para as companhias e não apenas um custo”, ressalta a gerente.
Investimento em SST
O investimento nas áreas de saúde e segurança do trabalhador se tornou uma das prioridades das empresas baianas. Só nas companhias do setor industrial do estado, o gasto com serviços das duas áreas foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões, de 2014 a 2017. O valor corresponde apenas a gastos com consultas e exames.
Outros dados do Serviço Social da Indústria (SESI) apontam que, em 2016, mais de 3 milhões de pessoas receberam atendimentos em serviços de saúde e segurança em todo o país. Além disso, mais de 1 milhão de doses de vacinas foram aplicadas em trabalhadores e seus familiares.
Dados da Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda (SPrev) apontam que entre 2015 e 2017, o índice de ocorrências nas companhias baianas diminuiu mais de 11%, chegando a 16.332 casos no último ano.
eSocial
As empresas que aderiram à Plataforma SESI Viva + terão suporte na gestão do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
Esse sistema serve para que os empregadores possam comunicar ao Governo, as informações referentes aos trabalhadores, como por exemplo, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho e escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
Como a prestação dos dados é feito de forma unificada, transmissão eletrônica simplifica a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. A repasse das informações ao eSocial serve para substituir o preenchimento e a entrega de formulários separados a cada ente.
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Agência do Rádio Mais