Grupo mantém tradição e promove Arraiá do Pau Miúdo no centro de Campo Formoso
Foto: Leandro Daniel
Centenas de pessoas participaram do tradicional Arraiá do Pau Miúdo na praça Castro Alves, centro de Campo Formoso (BA), na tarde deste sábado (29), para comemorar o dia de São Pedro.
Na programação teve pau de sebo com valor de R$ 500,00, dois quebra-potes, corrida de saco, corrido de ovo na colher, distribuição gratuita de algodão doce, balas, pirulitos e picolé, além de show musical com artistas da cidade.
Já o grupo Academia de Arte apresentou uma quadrilha para contar a existência das riquezas minerais e a história do Santo Antônio de Campo Formoso (BA).
O Arraiá do Pau Miúdo foi organizado por um grupo que luta pela manutenção desta tradição. Uma das representantes do movimento, Alessandra Marques, disse em entrevista ao blog Notícias iMais que o evento superou as expectativas, porém necessitou do apoio financeiro da comunidade.
“Desde terça-feira que a gente tentou apoio das pessoas, e elas colaboraram, independente de valor. (…) Esse ano foi maior que o ano passado. As pessoas por si se dirigem à praça para o São Pedro”, afirmou.
Foto: Alessandra Marques
Alessandra também lamentou a proibição da guerra de espadas na praça Castro Alves determinada pelo Supremo Tribunal Federal. “É uma pena porque era uma tradição junto com o Arraiá do Pau Miúdo, mas a gente tem de cumprir a lei”, comentou.
O Arraiá acontece há mais de 50 anos no centro de Campo Formoso. Entre os idealizadores está o popular Branquinho, mas atualmente pouco participa da organização, segundo os responsáveis da festa.
Grupo comemora conquista do pau de sebo (Foto: Alessandra Marques)
Distribuição de doces (Foto: Alessandra Marques)
.
Por: Leandro Daniel/Notícias iMais