PF desarticula organização criminosa na Bahia e em mais três estados

Quadrilha atua em fraudes do INSS

Polícia-FederalFoto: Divulgação/PF

Em ação conjunta da Polícia Federal, juntamente com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho nesta quarta-feira (9), a Operação Caduceu, tem o intuito de desarticular uma organização criminosa que vem atuando em fraudes em desfavor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), nos estados da Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

Durante as investigações da PF, foi apurado que o grupo criminoso é liderado por um dos maiores fraudadores da história do INSS, que atua na área de benefícios. Há registros da conduta criminosa deste estelionatário desde a década de 1980, pelas quais responde a diversos processos penais e dezenas de inquéritos, sempre por fraudes à Autarquia Federal.

Foi comprovado pela Polícia Federal, que as fraudes foram executadas em dois momentos: a criação de vínculos empregatícios fictícios inseridos no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), e o uso de documentos médicos falsos com o objetivo de simular patalogias para obtenção de benefícios previdenciários, em especial o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez.

Dentre os criminosos, participava um técnico em contabilidade, um servidor do INSS e um responsável por falsificar os laudos e relatórios médicos utilizados pela quadrilha.

Ao todo 15 mandados judiciais estão sendo cumpridos, três de prisão preventiva e 12 de busca e apreensão, em salvador e Camaçari no estado da Bahia, e em Aracaju no estado de Sergipe. O prejuízo estimado supera sete milhões de reais, relativo a pelo menos 140 benefícios, números que podem subir com o avançar das investigações.

.

Varela Noticias