Comando da 24ª CIPM afasta policiais que participaram de ação em Miguel Calmon; vídeo
O comandante da 24ª Companhia Independente da Polícia Militar (24ª CIPM – Jacobina), Major Flailton Oliveira, afastou os policiais militares envolvidos na ação de combate à poluição sonora na cidade de Miguel Calmon, distante 36 quilômetros de Jacobina. Um vídeo gravado por uma moradora, que mostra o momento em que um PM danifica o aparelho de som dentro da residência, viralizou na internet.
Nas imagens é possível ouvir ainda uma criança chorando, enquanto a mulher faz a filmagem. Ela seria esposa do homem que aparece no vídeo, e que estaria fazendo uso excessivo do volume do aparelho. O Jacobina Notícias apurou que a ação ocorreu após várias denúncias de perturbação do sossego público no bairro Braço Mindinho, em Miguel Calmon. Os policiais teriam ido até o local e pediram que os moradores reduzissem o volume. Após serem atendidos, os PMs deixaram o local, porém novas denúncias surgiram e eles tiveram que retornar.
Na segunda abordagem, conforme disse um cidadão ao JN, os policias teriam sido desrespeitados por um dos moradores que insistia em manter o som com volume alto, foi quando a ação teve início. Um dos policiais acabou perdendo o controle e danificou o som da residência, enquanto a mulher fazia a gravação. A data em que a ação aconteceu não foi informada.
Fake news
O vídeo foi usado para produzir uma fake news e acabou sendo disseminada na internet. A notícia falsa associou a ação policial com o prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião (PT), conhecido por Caca. Um youtuber bolsonarista chegou a fazer um vídeo acusando o prefeito de ter dado ordens aos policiais militares para dar “um corretivo” nas pessoas que descumpriam a quarentena, e chamou o caso de “ditadura”. A informação foi desmentida pela prefeitura, em nota divulgada na noite deste domingo.
O Comando da 24ª CIPM, sediado em Jacobina, informou que os policiais envolvidos na ação foram afastados das atividades operacionais. Eles serão ouvidos nesta segunda-feira (11), quando se iniciam as apurações relacionadas ao ocorrido. Confira abaixo a nota do comandante da 24ª CIPM.
Nota da 24ª CIPM
https://www.instagram.com/p/CAC_CKzA0f6/