Nível da capacidade útil da barragem de Sobradinho na véspera de São João, 23 de junho será de 89,86%
O mês de abril e maio, as informações foram positivas, o momento histórico, depois de 11 anos, os reservatórios do Nordeste, em especial os da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), voltaram a atingir volume útil maiores que 90%. No Rio São Francisco, Sobradinho e Boa Esperança, no Rio Parnaíba, atingiu 100%.
Atualmente o Reservatório de Itaparica, em Pernambuco, passa por um processo de transferência de água, recebendo volume de Sobradinho (BA), para equilibrar os níveis dos reservatórios do São Francisco. O objetivo é elevar o volume de Itaparica a 90% de sua capacidade.
Desta forma, ao longo dos meses de maio e junho, a Chesf, juntamente com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, realiza ações nesse sentido, com a expectativa de atingir o nível de armazenamento determinado.
No dia 23 de junho, véspera de São João, o volume útil da Barragem de Sobradinho, que vem diminuindo, depois de ter atingido 95%, vai chegar a 89,89%. A afluência (água que chega) é de 1.020 metros cúbicos por segundo e defluência (água que sai), 1600 metros cúbicos por segundo.
A reportagem da redeGn, esteve na Colônia de Pescadores do Angary e o nível da água continua subindo, todavia, de acordo com os moradores “não vai atingir as casas”.
A situação é de normalidade, de acordo com a assessoria de imprensa da Chesf e bastante favorável e esta situação possibilitará o atendimento aos usos múltiplos, durante o próximo período seco, motivo de comemoração por parte de todos os usuários do Velho Chico.
.
Rede GN