Rio São Francisco, em Sobradinho, sobe ainda mais hoje (5) com vazão a 2.900 m3/s
O volume de águas no Rio São Francisco deve aumentar ainda mais hoje, quinta-feira (5), com previsão de vazão em Sobradinho subindo para 2.900 m3/s, elevando ainda mais o nível do rio, provocando um alargamento do curso e invasão das águas em áreas ribeirinhas, inclusive nas áreas urbanas das cidades abaixo de Sobradinho.
Ontem, quarta-feira (4) o Operador Nacional informou que estava sendo liberado 2.627 m3/s na Barragem de Sobradinho, o que já foi suficiente para cobrir ilhas e invadir margens que há anos não eram tocadas pelas aguas do Velho Chico.
Em que pese a informação de que essa foi a maior vazão já liberada em Sobradinho nos últimos sete anos, para hoje, quinta-feira (5), a previsão é de uma vazão ainda maior, chegando a 2.900 m3/s.
No Balneário do Rodeadouro, em Juazeiro, um dos pontos turísticos mais visitados da região, as águas já tomaram todo o espaço destinado a banho e chegaram muito próximo das áreas de serviços ocupada pelos barraqueiros. O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim fez ontem uma visita ao local para ver a situação e conversar com os comerciantes.
A Ilha do Fogo, outro ponto muito procurado por banhistas, foi totalmente tomado pelas águas e já não há condição de banho seguro.
Na margem de Petrolina a água está próxima do cais e em Juazeiro invadiu áreas destinadas a caminhadas, esporte e lazer recentemente implantadas pelo poder público municipal.
De acordo com nota divulgada a Chesf informou que o aumento da vazão foi determinado pelo Operador Nacional para atender demanda da Barragem de Itaparica.
.
Da redação redeGN