Bahia: Setor de serviços recua e tem queda recorde de 14,8% em 2020
É a queda mais intensa da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), iniciada em 2012 para esse indicador
Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias
O setor de serviços da Bahia registrou uma queda recorde de 14,8% devido a pandemia do novo coronavírus em 2020, segundo dados do Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta quinta-feira (11). É a queda mais intensa da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), iniciada em 2012 para esse indicador.
Em dezembro de 2020, o setor teve um recúo de 0,9%, frente ao mês de novembro. O resultado foi pior que Brasil como um todo, que resgristrou queda de 0,2%, em dezembro e acompanhou o movimento de retração registrado em 8 das 27 unidades da Federação.
Em 2020, apenas Amazonas (0,5%) e Rondônia (0,3%) viram o volume de serviços apresentar variações positivas. Os piores resultados, abaixo do verificado na Bahia, ficaram com Alagoas (-16,1%), Rio Grande do Norte (-15,7%) e Sergipe (-15,1%).
No Brasil, de novembro para dezembro de 2020, apenas duas das cinco atividades investigadas tiveram queda: os serviços prestados às famílias (-3,6%) e os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,7%).
Tais setores foram os mais afetados pela pandemia de Covid-19 em razão da necessidade de isolamento social, o que acabou provocando o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais e uma redução significativa no fluxo de pessoas em circulação.
.
Varela Noticias