Jonas Santos: “Por que muitas pessoas estão correndo para bolsa de valores?”

Por que muitas pessoas estão correndo para bolsa de valores?

Muitas pessoas estão correndo para a bolsa de valores, um lugar cheio de oportunidades, mas também cheio de armadilhas.

Em 2018, segundo a B3*, havia cerca de 800 mil pessoas físicas na bolsa de valores e no final de 2020 já contavam mais de 3 milhões de CPF registrados e esse número não para de crescer. A resposta mais comum para justificar esse crescimento, dita pelos especialistas econômicos, seria a queda da SELIC, índice da taxa de juros do Brasil, que fez os investidores de renda fixa (muitos atrelados à SELIC) e novos investidores buscarem investimentos mais rentáveis, no entanto mais arriscados, pois a grande procura foi por ativos de renda variável, que podem fazer os mesmos terem lucros ou prejuízos.

Outrossim, um mercado que cresceu muito, atrelado nessa correria para bolsa de valores, foram os de educadores, blogueiros, coaches e youtubers financeiros, que dentre outras ações, induzem seus seguidores a se arriscarem nesse mercado, recebendo um pedágio por isso, claramente. Esse cenário lembra a corrida do ouro americana, onde muitos aventuravam a busca por riqueza fácil e outros que ficavam ricos não com ouro, mas com a venda de pás e picaretas que vendiam para os aventureiros que buscavam ouro.

Há até um termo, de certa forma pejorativo, para a maioria dos novos investidores que não se preparam ou estudam antes de entrar na bolsa, são chamados de “sardinhas”, imagino que o motivo seja por elas andarem em bandos sem entenderem muito onde estão, apanhadas e engolidas por um peixe maior ou pescadas por uma grande rede.

Pescadores ou peixes grandes, são profissionais e empresas com vasta experiência nesse mercado selvagem onde muitos perdem e poucos ganham, que avançam na direção dessa nova massa de “investidores” que é um prato cheio para abordagens de sedução de incautos.

Há sim diversas metodologias e técnicas de investimentos que dão certo, mas a ansiedade e a impaciência dos novos “investidores” corroboram para os mesmos serem fisgados pelas armadilhas da bolsa, como a mais famosa delas “comprar na alta e vender na queda”, quando o desespero ocorre.

Por que muitas pessoas estão correndo para bolsa de valores? A princípio pelo motivo mais comum, ganhar dinheiro. Mas hoje há também a visão do pertencimento, fazer parte de grupo de investidores, ter o status de “investidor”, há até aqueles que se viciam em comprar e vender ações, é divertido, é eletrizante apertar botões e manipular o dinheiro, acompanhar a ondulação formada no gráfico dos home brokers, diversão que sempre tem um custo.

É um passo inteligente na vida investir, mas se diferencie das milhares de pessoas que estão correndo para a bolsa de valores, estude e se prepare antes, reconheça as oportunidades e evite ao máximo as armadilhas, que inclusive existem vários estudos relatando elas.

Eu como investidor estou estudando, aprendendo e tentando sobreviver nesse mar de pescadores e grandes peixes. Por enquanto tento seguir o mais valioso princípio de um dos mais conhecidos investidores do mundo, Buffet: “não perca dinheiro”.

* B3 – Histórico pessoas físicas – http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/consultas/mercado-a-vista/historico-pessoas-fisicas/

 

ebbe8b3f-cb48-4880-bc74-d16352dd2ab8Jonas Santos
Apaixonado por café, livros, tecnologia e mercado financeiro.

.