Incêndios atingem regiões da Chapada e do Sul da Bahia
De acordo com a SSP, chamas na região de Una e do Parque Nacional da Chapada Diamantina estão controladas por equipes dos grupamentos de Ilhéus e Itaberaba
(Divulgação SSP)
Equipes dos 5º e 11º Grupamentos de Bombeiros Militar, de Ilhéus e Itaberaba, respectivamente, intensificam o trabalho contra incêndios que atingem pontos de Mata Atlântica nos municípios de Una, extremo Sul do estado, Palmeiras e Lençóis, na região da Chapada Diamantina. De acordo com o Governo do Estado, 50 militares atuam, desde a última semana, no controle das chamas.
Em Una, a operação ocorre nas proximidades da Ilha de Comandatuba. 16 bombeiros trabalham na contenção do fogo, que já atingiu cerca de 50 hectares de matagal de difícil acesso. O comandante do 5º GBM, tenente-coronel Ednei Silva Factum Anjos, explicou que o trabalho é reforçado com o apoio de drones cedidos pela prefeitura do município.
“É com esse equipamento que conseguimos mensurar o tamanho da extensão tomada pelas chamas. Debelamos o fogo na parte que atingia os arredores do aeroporto da cidade e estamos unindo esforços pra conter o restante do fogo”, contou.
Já as equipes do 11º GBM, compostas por 34 bombeiros, monitoram três pontos de incêndio que atingiram o Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre os municípios de Palmeiras e Lençóis. A tropa atua, desde o dia 24 de março, nas regiões do Morro do Camelo e do povoado de Estiva, localizadas em uma Área de Proteção Ambiental (APA).
“Podemos dizer que os focos já estão controlados e agora estamos trabalhando com o rescaldo e o acompanhamento do local para evitar que outros pontos voltem a queimar”, contou o subcomandante do 11º GBM, major Murilo Rocha.
Além dos caminhões Auto Bomba Tanque, mochilas costais, abafadores e enxadas, as equipes contam com o apoio de duas aeronaves do programa ‘Bahia sem Fogo’, coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), brigadistas voluntários e de equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
.