Jonas Santos: “Quanto mais cedo você começar investir, maior a possibilidade de ter rentabilidade”
“Quanto mais cedo você começar investir, maior a possibilidade de ter rentabilidade”
Embora investir pareça complexo no início e exija muitas leituras, pesquisas e análises, pelo menos seria o caminho mais indicado, uma das regras mais comuns citadas por muitos investidores e especialistas no assunto, seria que você inicie o quanto antes. Quanto mais cedo você começar, maior a possibilidade de você alcançar experiências e rentabilidade.
Hoje vivemos uma realidade muito favorável a quem deseja iniciar no mundo dos investidores. O iniciante tem ao seu dispor muito conteúdo, em textos, podcasts, vídeos e até mesmo cursos gratuitos. Livros até então desconhecidos da maioria das pessoas, começaram a reviver uma alta em vendas com novas edições. Benjamin Grahan (o investidor inteligente), Joel Greenblatt (a fórmula mágica), Howard Marks (o mais importante para o investidor), John Bogle (o investidor de bom senso), Max Gunther (os axiomas de zurique) Nassim Taleb (antifrágil), dentre outros grandes autores, ganharam muitos novos leitores, não obstante, muitos manterem esses livros apenas nas prateleiras de casa. Todavia isso já representa um grande passo, ao menos buscam entender em que solo está pisando na bolsa de valores.
Comparável aos americanos, com mais de 65% da população que investe, os brasileiros ainda não adotaram, em massa, essa cultura de investimento, somos aproximadamente 3% da população que investe. Mas esse cenário tem mudado, graças à facilidade de acesso às plataformas de investimentos atualmente. Corretoras estão deixando de cobrar algumas taxas, a B3, principal hub da bolsa brasileira, criou projetos de incentivos, treinamentos e esclarecimentos para novos investidores.
Muitos são os caminhos a seguir nessa empreitada, mas um aspecto importante, que deveria ser levado a sério, é se as pessoas entendem os riscos de investir em renda variável. Diria que esse aspecto seria o mais desafiador para quem está começando e também para quem já investe a um bom tempo. No geral as pessoas são avessas a riscos, mas muitos são ambiciosos e induzidos pela promessa de maiores retornos o que podem ocasionar grandes perdas também. A única grande certeza sobre o mercado de investimentos é que tudo é imprevisível.
Ler, se informar, aprofundar em estratégias de investimentos, seria o melhor caminho para adentrar nesse mundo.
No início pode parecer complexo, mas ainda impera a regra que a melhor estratégia é começar o quanto antes, mas comece devagar.
Não deixe de ler os demais artigos:
Por que muitas pessoas estão correndo para bolsa de valores?
Bitcoin, a polêmica moeda digital que atingiu mais de 300 mil reais !!
Jonas Santos
Apaixonado por café, livros, tecnologia e mercado financeiro.
.
Colunista CF Noticias