PF cumpre mandados de prisão e busca, em nova operação contra fraudes em benefícios emergenciais na Bahia
Nesta quinta-feira (22), mandados são cumpridos em Vitória da Conquista, Guanambi, Canavieiras, Santa Luzia e Porto Seguro, cidades que ficam nas regiões sul e sudoeste da Bahia.
Foto: Divulgação/Polícia Federal
A Polícia Federal iniciou, nesta quinta-feira (22), mais uma operação de combate a fraudes em benefícios emergenciais. Desta vez, os mandados são cumpridos em Vitória da Conquista, Guanambi, Canavieiras, Santa Luzia e Porto Seguro, cidades que ficam nas regiões sul e sudoeste da Bahia.
Em Vitória da Conquista, três mandados de prisão são cumpridos, além de dois mandados de busca e apreensão. Já em Guanambi e Canavieiras, a PF age no bloqueios de bens no valor de R$20.413, também por mandados judiciais.
Os outros quatro mandados de busca são para as cidades Canavieiras, e dois para Santa Luiza e Porto Seguro – um para cada.
A Polícia Federal detalhou que o mandado de Porto Seguro está vinculado a um inquérito policial, em que suspeitos são investigados por terem participado de ao menos 49 contas fraudadas. Essas fraudes geraram um montante de R$ 32.971, em um período de 25 dias.
Ao todo, a PF já fez 114 operações contra fraudes aos benefícios emergenciais no Brasil, com 50 mandados de prisão e mais de 440 de busca. Além da Bahia, nesta quinta, a ações também são feitas nos estados do Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Santa Catarina.
Desta vez, a operação foi batizada de Animus Fraudandi, que significa “intenção de fraudar”, do latim. Segundo a PF, ela remete ao caráter fraudulento e intencional dos desvios de valores identificados nas investigações.
Além da Polícia Federal, participam também das ações o Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.
.
G1/BA