Por que amamos tanto nosso smartphone?

1640478715862Por Paul Hanaoka on Unsplash

Por que amamos tanto nosso smartphone?

O smartphone é considerado um dispositivo inteligente, traduzindo a palavra em si quer dizer “telefone inteligente”. Inteligente ao ponto de fazer correlações com gostos e até desejos dos seus próprios donos.

Em alguns países a quantidade de smartphone adquiridos já superam a quantidade de pessoas daquele país, isso quer dizer que as vendas desses dispositivos superam a expectativa de qualquer mercado.

Ao longo dos anos esses dispositivos, antes com funcionalidades bem específicas como realizar ligações telefônicas e enviar SMS, passaram a dispor de muitas funcionalidades para o cotidiano dos usuários, hoje algumas pessoas sequer imaginam suas vidas sem um smartphone.

Muitos equipamentos e mesmo atividades realizadas antes por vários dispositivos hoje foram transportados para dentro dos smartphones, praticamente todas as atividades de comunicação são realizadas pelo smartphone.

E-mail, fax, videoconferência, redes sociais, vídeos, álbum de fotos, banking, livros, jornais, revistas, anotações, bolsa de valores, dinheiro, aulas, cursos, jogos, TV, dicionários, mapas, guias, filmes, lojas, ERP, CRM, currículo, calculadoras, gráficos, processadores de textos, lanternas, controle remoto, dentre vários dispositivos e atividades, todos estão integrados ao smartphone. Andamos por aí, como um dispositivo capaz de substituir todos equipamentos e recursos citados anteriormente. Por isso não estranhamos que queremos estar com esse dispositivo o tempo todo na nossa mão. É mais viável andar com um smartphone que realiza todas essas atividades do que levar vários dispositivos para realizar essas tarefas.

Por falar em tarefas, o smartphone possibilita que as pessoas se tornem multitarefas, podendo realizar várias atividades ao mesmo tempo.

Outro aspecto interessante em relação ao smartphone é o preço do aparelho, porque se considerarmos que se fôssemos adquirir todos os recursos e dispositivos citados acima, que já são integrados a ele, possivelmente o valor seria bem mais acima do que o preço que pagamos hoje. Entretanto esses recursos e dispositivos citados acima não são considerados obrigatórios e essenciais para o nosso dia a dia.

Mas se considerarmos que fazer com que um equipamento eletrônico se torne um hub de comunicação, integração e entretenimento por uma única via e que há poucas empresas oferecendo esses equipamentos, devemos nos questionar não sobre o uso do dispositivo, mas como está nossa comunicação, nossa integração social e nosso entretenimento. Nas palavras de Harari, “todos os dias milhões de pessoas decidem dar a seu smartphone um pouco mais de mais de controle sobre suas vidas”.

Sendo o smartphone um dispositivo inteligente, possivelmente, seja a extensão da nossa própria inteligência também.

11

 

 

 

.