Reservatórios cheios levam Chesf a verter cachoeiras em Paulo Afonso
Em virtude do aumento nos volumes de armazenamento dos reservatórios de Sobradinho (BA) e Luiz Gonzaga (PE), decorrente da incidência de chuvas, a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) retomou ontem (22) o procedimento de vertimento (saída de água) da Cachoeira de Paulo Afonso, para controle de nível dos reservatórios. Foram abertas a comporta de Taquari, vertendo inicialmente 400 metros cúbicos por segundo (m³/s), e parte da comporta de Capuxu, com saída de água de aproximadamente 270 m³/s.
As vazões poderão ser alteradas de acordo com a necessidade de geração energética ou com a variação dos índices de chuvas na região.
Com o procedimento, as cachoeiras nas áreas de Capuxu e do conhecido bondinho voltarão a verter, motivo de visitação e atração turística na cidade de Paulo Afonso. A visitação às duas áreas será permitida a partir deste sábado (23) e seguirá pela semana seguinte.
A Chesf permanecerá monitorando os índices pluviométricos e o volume do Velho Chico para realizar o controle de nível (cotas) e garantir a manutenção dos volumes úteis nos reservatórios da bacia, de forma a assegurar a geração de energia e os usos múltiplos das águas no período seco, que se inicia com o final do período chuvoso neste final de abril, e se estende até novembro.
.
Carlo Britto / Foto: Acervo Chesf