Sob gestão do City, Bahia inicia pré-temporada com promessa de caras novas
Elenco se reapresenta nesta segunda-feira (12), na Cidade Tricolor
Esquadrão volta aos treinos pouco mais de um mês após conquistar acesso à Série A
(Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Pouco mais de um mês após conquistar o acesso à primeira divisão, o Bahia está pronto para voltar ao batente. Nesta segunda-feira (12), o Esquadrão inicia a pré-temporada, na Cidade Tricolor, de olho nas competições de 2023. A reapresentação está marcada para as 15h. Sob o comando do Grupo City – novo gestor do clube -, a expectativa é por caras novas, dentro e fora de campo.
Neste primeiro momento a maior novidade está na comissão técnica. O português Renato Paiva substitui Eduardo Barroca no comando da equipe. Renato tem 52 anos e o currículo preenchido pelas passagens no Independiente del Valle, do Equador, e León, do México. Em Portugal, ele trabalhou nas categorias de base e no time B do Benfica.
O treinador chega acompanhado por outros cinco integrantes da equipe de trabalho. São eles os auxiliares Nuno Presume e Ricardo Dionísio, o preparador físico Antonio Bores Cerezal, o treinador de goleiros Rui Tavares e o analista de desempenho David Pereira. O quinteto é todo estrangeiro, sendo Cerezal espanhol e os outros, portugueses.
Do time que disputou a Série B do Brasileirão, 19 jogadores devem se apresentar no CT Evaristo de Macedo. São atletas que têm contrato com o clube, mas nem todos têm a garantia de que vão permanecer.
O zagueiro Ignácio, por exemplo, tem vínculo até 31 de dezembro e o CORREIO apurou que clube e jogador ainda não chegaram a um denominador comum para a renovação. Outras equipes monitoram a situação.
Atletas que estavam emprestados também voltam e vão ter o futuro definido. São os casos do volante Lucas Araújo e do atacante paraguaio Óscar Ruiz. Já o goleiro Dênis Júnior e o atacante Copete, ambos com contrato até o fim de 2023, serão repassados para Vila Nova e CRB, respectivamente.
O Bahia ainda não anunciou a contratação de jogadores, mas tem acordos encaminhados. Entre eles, dois são atletas que fazem parte de clubes geridos pelo Grupo City. O atacante Kayky, de 19 anos, estava emprestado ao Paços Ferreira, de Portugal, e vai ser repassado ao tricolor. Comprado pelo Manchester City por R$ 66,5 milhões, ele é considerado uma joia formada na base do Fluminense.
Kayky desembarcou no Brasil no final de semana e vai passar alguns dias com a família no Rio de Janeiro antes de se apresentar. Outro que é esperado é o volante uruguaio Nicolás Acevedo, de 23 anos. Acevedo foi revelado pelo Liverpool-URU e desde 2020 defende o New York City. Ele tem passagem pelas seleções de base do Uruguai.
O Bahia negocia ainda as contratações do zagueiro Kanu, do Botafogo, e do atacante argentino Tomás Molina, que disputou a última temporada pela LDU, do Equador. Com o início da pré-temporada, a tendência é de que os nomes comecem a ser anunciados.
Fora do campo, as mudanças já foram anunciadas. O tricolor tem um novo diretor de futebol: Eduardo Freeland foi substituído por Carlos Santoro, nome indicado pelo Grupo City. Na base, Marcelo Teixeira será o coordenador. Ele estava no Athletico-PR e tem passagem pelo Fluminense.
No caminho inverso, deixaram o Bahia o coordenador de futebol Renê Marques, o auxiliar técnico Bruno Lopes e o treinador de goleiros Rogério Lima.
Jogadores que têm contrato com o tricolor:
Goleiros
Danilo Fernandes*
Mateus Claus
Matheus Teixeira
Gabriel
Dênis Júnior**
Laterais
André
Douglas Borel
Matheus Bahia
Zagueiro
Gabriel Xavier
Volantes
Rezende
Lucas Araújo
Miqueias
Lucas Araújo***
Meias
Daniel
Lucas Mugni
Patrick Verhon
Gregory
Atacantes
Vitor Jacaré
Marco Antônio
Caio Vidal
Everton
Óscar Ruiz***
*Danilo Fernandes tem contrato até o fim dezembro, mas renovará porque trata lesão
**Dênis Júnior e Copete serão emprestados
***Lucas Araújo e Óscar Ruiz voltam de empréstimos