Pais relatam dificuldades para imunizar crianças contra a Covid em Campo Formoso
Pais relataram ao 98 Notícias na terça-feira (03) que estão com dificuldades para vacinar crianças de 4 a 6 anos em unidades de saúde de Campo Formoso (BA) por falta de doses dos imunizantes.
Em entrevista nesta quarta-feira (04), a coordenadora de imunização do município, Emília Miranda explicou que não houve solicitação de novas doses no final do ano passado porque a procura estava muito baixa nos últimos meses.
“Foi por conta da logística de entrega das vacinas do Estado (…) Nós estávamos com vacina o tempo inteiro. A gente estava tendo um estoque, e um estoque muito baixo, porque a procura é muito pouca. E em contato com o pessoal da Dires a gente resolveu não fazer pedido no final do ano, e deixar o estoque que a gente tinha mesmo porque essa vacina, principalmente a da Pfizer, vem congelada e uma vez que descongelada o prazo de validade é curto”, comentou Emília.
Ainda segundo a gestora da pasta, as doses deverão chegar em Campo Formoso nesta quinta-feira. “A previsão de chegada é quinta-feira (…) Assim que chegar, a gente vai abastecer todas as unidades”, disse a coordenadora Emília.
Segundo a Secretaria de Saúde, apenas oito crianças de seis meses a dois anos foram vacinadas no ano passado.
A coordenadora de imunização lembrou também que o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica na terça-feira (03) em que determina a aplicação da dose de reforço para crianças a partir de cinco anos vacinadas há mais de quatro meses. “As crianças de 05 a 11 anos de idade terão direito a partir de agora a 3ª dose , que é a dose de reforço”, disse Emília.
.
Site 98FM