Pernambucano foragido da Justiça é preso pela Interpol em Portugal

PF-Pernambuco

A Interpol portuguesa prendeu no começo deste mês, em Portugal, um brasileiro de 40 anos, natural e residente no Recife (PE). O pernambucano, que era foragido, foi condenado por um fato ocorrido em 16 de janeiro de 2011, quando próximo à Praça da Convenção, na Avenida Beberibe, conduzia um veículo em alta velocidade, estava com sinais de embriaguez e na contramão, vindo a colidir contra uma motocicleta e outro veículo, atropelando três pessoas. Duas delas faleceram. Uma das vítimas deixou uma mulher e dois filhos menores.

A ação partiu da Polícia Federal (PE), por meio de sua representação regional da Interpol, e só foi divulgada ontem (23).

O homem teve sua condenação a mais de 25 anos de reclusão no dia 15/08/2014 pelo 1º Tribunal do Juri da Capital. Após recursos dentro do processo, a manutenção definitiva pela prisão preventiva foi decretada no dia 4/08/2022, com validade até 4/02/2042. Seu nome foi colocado na Difusão Vermelha no dia 19/08/2022 por solicitação da justiça pernambucana, quando a partir daí passou a ser procurado nos 190 países que compõem a Interpol.

A PF já comunicou a sua prisão à Justiça do Estado e agora será providenciada a sua extradição ativa de Portugal para o Recife, o que ocorrerá após a autorização do tribunal competente para julgar o correspondente pedido de extradição em Portugal. Sendo autorizado, após as formalidades legais, representantes da PF serão designados para escoltar o preso de volta ao Brasil, onde será recolhido à prisão e permanecerá a disposição da 1º Tribunal do Juri da Capital.

.

Carlos Britto / Foto: PF/divulgação