Filho de ex-prefeito é levado para presídio na Bahia; pecuarista é acusado de matar vaqueiro
Foto: Reprodução / Políticos do Sul da Bahia
Acusado de homicídio por motivo torpe, o pecuarista Markson Monteiro de Oliveira, conhecido como Marcos Gomes, foi transferido para o presídio de Itabuna, no Sul, nesta quinta-feira (13). O acusado é filho do ex-prefeito da cidade Fernando Gomes, falecido em 2022 (lembre aqui).
Conforme o Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias, durante a transferência para a carceragem o veículo que transportava o condenado sofreu um acidente.
No entanto, não há relato de feridos dos ocupantes do veículo. Marcos Gomes estava preso desde outubro do ano passado em Aracaju (SE). O pedido de prisão definitiva em regime fechado foi feito pela Vara Criminal de Ibicaraí, responsável por esse caso.
Marcos Gomes foi acusado pelos crimes de tortura, cárcere privado, homicídio qualificado e ocultação de cadáver pela morte do vaqueiro Alexsandro Honorato, em 2 de dezembro de 2006 em uma fazenda do próprio Gomes em Floresta Azul, também no Sul baiano.
Em fevereiro do mesmo ano, um mandado de prisão foi expedido contra o pecuarista com validade até 2026. Marcos Gomes chegou a ser preso em abril de 2009 quando estava em uma residência dele no bairro da Pituba, em Salvador (lembre aqui) após ficar foragido.
Depois, ele foi novamente beneficiado e só voltou a ser preso em 2020 quando a 1ª Turma da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) o condenou a 13 anos de prisão por homicídio qualificado (reveja aqui). O pecuarista ficou em prisão domiciliar, mas foi beneficiado de novo por uma liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Em outubro de 2022, Marcos Gomes foi preso outra vez em uma operação conjunta das polícias Federal e Militar. Ele estava em Aracaju onde residia e aguardava ser transferido para Itabuna.
.