Governo da BA e Eletrobras Chesf fazem acordo por turismo no São Francisco

1

Para impulsionar atividades turísticas no curso do Rio São Francisco em território baiano, o titular da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), Maurício Bacelar, se reuniu recentemente com o presidente da Eletrobras Chesf, Henrique Franklin, na sede da empresa, no Recife. A pauta incluiu a construção de um plano de visitação turística para o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso (norte do Estado).

Falamos sobre o potencial das duas zonas turísticas baianas cortadas pelo Velho Chico e a importância do rio para o desenvolvimento econômico e do turismo na Bahia. Vamos participar de grupos de trabalho para viabilizar ações”, explicou Bacelar.

No caso de Paulo Afonso, nos Lagos e Cânions do São Francisco, também foram pleiteadas a concessão à iniciativa privada do Grande Hotel, de propriedade da companhia e hoje desativado; a reforma do Modelo Reduzido, uma maquete construída em alvenaria de pedra, reproduzindo o complexo de usinas da região; e a urbanização da praia fluvial conhecida como Prainha Ayrton Senna.

A zona turística conta com conectividade aérea, com voos de Salvador e Recife para Paulo Afonso, fruto da política de incentivos fiscais do Governo da Bahia para a captação de novas linhas para o Estado.

Lago de Sobradinho

Já para a zona turística do Vale do São Francisco, onde o enoturismo é destaque, a solicitação levada por Bacelar foi o retorno do funcionamento da eclusa do Lago do Sobradinho, utilizada durante os passeios de barco feitos por turistas que visitam vinícolas.

A Eletrobras Chesf vem investindo em ações socioambientais significativas na Bahia e vai estreitar, ainda mais, o relacionamento com o governo baiano para beneficiar, dentre outros aspectos, o turismo em Paulo Afonso, cidade que é conhecida como Terra da Energia“, se comprometeu o presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique Franklin. (Com informações do jornal A Tarde)

.

Carlos Britto
Foto: Arquivo