Encontro reúne gestores municipais para discutir políticas de igualdade racial

acontro

Representantes de 43 cidades baianas participam em Salvador, do encontro do Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial.

O evento, que acontece no Hotel Bahiamar, no bairro Jardim de Alah, tem o objetivo de discutir estratégias conjuntas para o avanço das políticas de promoção da igualdade racial e combate à intolerância religiosa no estado.

Na abertura, realizada na manhã desta segunda-feira (18), uma mesa institucional reuniu a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães; o vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Ademir Santos; a secretária da Reparação de Salvador, Ivete Sacramento; a deputada estadual Olívia Santana; o representante da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos do Tribunal de Justiça da Bahia, juiz Guilherme Gonzaga; a defensora pública Vanessa Nunes; a pró-reitora de Ações Afirmativas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Dina Rosário; e a representante da Secretaria Estadual da Educação, Nájila Lopes.

“A reunião do Fórum de Gestores Municipais é um momento de fortalecimento dessa relação federativa importante para implementação, aperfeiçoamento e avaliação das políticas públicas de igualdade racial, uma agenda ainda tão recente para o estado brasileiro e cheia de desafios para o enfrentamento das iniquidades geradas pelas históricas discriminações raciais e a garantia do acesso pleno aos direitos de cidadania às maiorias minoritárias”, destacou a titular da Sepromi.

A transversalidade da política de igualdade racial foi um dos temas que entraram em pauta no primeiro dia do encontro. Os participantes reforçaram a necessidade de unir esforços de diferentes setores da gestão pública para superar as desigualdades raciais que persistem nas mais diversas áreas.  Houve espaço também para abordar a efetivação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância da Bahia e para relatos de experiências bem-sucedidas de promoção da igualdade racial e proteção dos povos e comunidades tradicionais.

Amanhã, os debates seguem em cinco grupos temáticos: Saúde; Educação; Segurança Pública e Justiça; Fomento à Cultura, Patrimônio Material e Imaterial e Intolerância Religiosa; e Inclusão Social, Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo Negro. A programação inclui ainda uma mesa sobre a intersetorialidade da política de igualdade racial no Governo, com as presenças da diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, e da secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos do Ministério da Educação, Zara Figueredo.

.

Ascom Governo da Bahia