Operação erradica quase 130 mil pés de maconha nos Sertões da BA e PE

1

A Polícia Federal (PF), com o apoio da Cipe-Caatinga e GRAER da Polícia Militar da Bahia (PMBA), 9° Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), deflagrou entre os dias 24 de agosto e esta sexta-feira (1), uma operação cujo objetivo foi erradicar plantios de maconha no norte da Bahia. A ação envolveu a participação de cerca de 60 policiais das diversas forças de segurança.

Foram utilizadas duas aeronaves, sendo uma do GRAER/PMBA e uma da PRF, e se desenvolveu em três fases (levantamento, percursora e deflagração). Como resultado parcial, houve a erradicação de, aproximadamente, 130 mil pés de maconha, além da apreensão de 60 kg de maconha já pronta para o consumo e 40 kg de sementes. Três pessoas foram presas em flagrante.

Os plantios foram localizados através de levantamentos realizados pela PF e PMBA em Abaré, Sento Sé e Xique-Xique, além de Cabrobó, no Sertão pernambucano.

Monitoramento

O ciclo produtivo da erva é monitorado pelos policiais federais e novas ações são realizadas nos períodos próximos à colheita, coibindo, assim, a finalização do cultivo. A persistência das ações de erradicação de plantios de maconha tem como efeito direto a diminuição da oferta de maconha no mercado consumidor, e consequentemente evitando a escalada da violência, como roubos, furtos, homicídios, latrocínios, guerra pelo domínio dos territórios de drogas, dentre outros.

.

Carlos Britto