Incêndio florestal em Campo Alegre de Lourdes avança sobre território do Piauí

1

O fogo que atinge há dias a Zona Rural de Campo Alegre de Lourdes (Norte da Bahia) avançou sobre o território do Piauí neste domingo (22). Os focos estão em regiões rurais de Cristino Castro e Caracol. Equipes do Corpo de Bombeiros estão na região combatendo o fogo.

Segundo a Polícia Militar, o incêndio chegou ao território do Parque Serra das Confusões pela região rural de Cristino Castro. Imagens feitas pelo helicóptero da PM mostram uma extensa linha de fogo, de cerca de 8 a 10 quilômetros, sobre a vegetação.

Além de monitorar o avanço do incêndio, o helicóptero da PM também tem sido usado para despejar água sobre o fogo.

Na região de Caracol, segundo o tenente Carlos Vieira, do Corpo de Bombeiros, o fogo ainda não alcançou o parque. “A situação do parque está tranquila. Há alguns focos de incêndio grandes, já no Piauí, que estamos combatendo e monitorando“, comentou o tenente Vieira.

Nos últimos dias, as equipes de Bombeiros do Piauí deram apoio ao combate ao fogo na Bahia. Já desde sábado (21), as equipes piauienses voltaram para evitar que o incêndio se espalhe no Estado. As altas temperaturas na região e a força dos ventos preocupam os bombeiros.

A equipe dos bombeiros em Caracol conta com uma viatura Kit Incêndio, uma pick-up que carrega 600 litros de água e uma mangueira de alta pressão. “Com ela, a gente consegue ter acesso onde o caminhão grande não entra”, disse o tenente Vieira.

Comunicado

O Corpo de Bombeiros emitiu o seguinte comunicado sobre a situação:

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí informa que, juntamente com apoio da Polícia Militar do Estado e de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), segue trabalhando nas ações de combate ao incêndio no parque Serra das Confusões. São aproximadamente 7 mil hectares de terra que precisam de cuidados específicos. A linha de fogo, que já alcança entre 8 a 10 km, está localizada em regiões de difícil acesso, sendo necessário o trabalho de transporte de água feito pela aeronave da PM-PI. (Fonte: g1-PI)

.

Carlos Britto
Foto: PMPI