Pedidos de impugnação e acusações botam fogo nos bastidores das eleições do Bahia

1

Os bastidores da eleição do Bahia, marcada para o dia 2 de dezembro, estão a todo vapor. Após o registro das chapas que vão concorrer à presidência do Bahia, os candidatos vem trocando farpas e questionando a regularidade dos demais postulantes.

Nos últimos dias, a chapa 100% Bahêa, do candidato Leonardo Martinez, entrou com um pedido de impugnação das chapas Um Novo Bahêa (Jaílson Baraúna) e Revolução Tricolor (Marcelo Sant’Ana). A justificativa é de que os prazos para inscrição e publicação de documentos não foram cumpridos.

A comissão eleitoral do Esporte Clube Bahia, porém, considerou improcedentes os pedidos, já que as chapas podem complementar as documentações até a apreciação final, marcada para a próxima terça-feira (14), quando a homologação de todas as candidaturas serão publicadas.

Em contato com a reportagem do Bahia Notícias, Martinez disse não concordar com a decisão, apesar de respeitar a posição dos organizadores.

“Nós divergimos da decisão da comissão eleitoral, mas respeitamos. Os prazos existem para serem cumpridos e as chapas protocolaram fora do prazo e sem os documentos necessários. Entendemos que o processo eleitoral deve ocorrer com organização, a mesma organização que se espera dos candidatos eleitos. Objetivamos que o processo eleitoral seja organizado e seguro. Mas respeitamos a decisão da comissão eleitoral”, disse.

Baraúna e Sant’Ana também foram procurados pelo BN, mas não se manifestaram até o fechamento desta nota.

PROPAGANDA IRREGULAR?

A chapa Um Novo Bahêa, de Jaílson Barauna, propôs uma representação contra a Chapa 100% Bahêa, de Leonardo Martinez, por propaganda irregular. De acordo com o documento enviado à comissão eleitoral, a acusação afirma que Martinez se valeu de uma entrevista sobre outro assunto em um veículo de rádio para promover a sua campanha.

“O representado, se valendo da condição de ex vice presidente de associação diversa (AMA – Associação de Amigos do Autista da Bahia), se fez presente em entrevista para tratar sobre caso de violação de direitos e, em meio, a entrevista realizou divulgação de sua página de campanha ostensivamente realizou promoção pessoal em prol do pleito eleitoral do Esporte Clube Bahia e teceu críticas aos demais candidatos”, diz o escrito.

O BN procurou a campanha de Martinez, que disse não ter sido notificada sobre o tema. “A gente entende que o regulamento permite entrevistas. O próprio foi entrevistado ontem, no programa de Darino [Sena, canal do Youtube], pra falar única e exclusivamente de eleição”, respondeu.

A votação está marcada para o próximo dia 2 de dezembro, na Arena Fonte Nova e de forma virtual. Além do presidente e do vice, 100 conselheiros vão formar o colegiado para acompanhar a diretoria executiva no triênio 2024-2026.

.

bahia-noticias