PF deflagra operação contra grupo de milicianos em cidade na Bahia

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão 

Polícia Federal deflagra nova operação contra grupo miliciano Crédito: Divulgação

A Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão, na manhã desta sexta-feira (9), na cidade de Feira de Santana, em mais um desdobramento da Operação El Patrón.

A medida foi autorizada pela 1ª Vara Criminal de Feira de Santana com a finalidade de aprofundar as investigações sobre o uso de armas de fogo de uso restrito por grupo criminoso atuante em Feira de Santana e região.

Durante a diligência, foram apreendidos documentos e objetos que poderão fornecer provas adicionais sobre os crimes de posse e porte ilegal de armas de fogo e o envolvimento dos acusados em outros ilícitos.

A ação foi em conjunto com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (GAECO), com a Força Correcional Especial Integrada (Force) da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, e com a Receita Federal.

A operação El Patron foi deflagrada em 7 de dezembro do ano passado contra um grupo é especializado em lavagem de dinheiro de jogo do bicho, agiotagem, extorsão e receptação qualificada. Um dos suspeitos investigados é o deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (Patriota). De acordo com o MP-BA, “o parlamentar é apontado como líder de grupo miliciano que atua na região de Feira de Santana, acusado por crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada”.

Em nota, sobre a operação desta sexta, o deputado afirmou “seu total compromisso em colaborar com as autoridades competentes. Ele garante que sempre defendeu a transparência e a ética em todas as suas ações”. Ainda segundo o texto, Binho Galinha “reforça que está à disposição para fornecer qualquer informação necessária que possa contribuir para elucidar os fatos e esclarecer sua posição”.

.