Infestação de mosca do estábulo causa prejuízos milionários a pecuaristas
Uma infestação da mosca do estábulo está atingindo nove municípios de Pernambuco, incluindo Barra de Guabiraba, Amaraji, Bonito, Sairé, Cortês, Chã Grande e Gravatá. De acordo com a União Nordestina de Agropecuaristas (UNA), as perdas dos produtores chegam a R$ 200 milhões anuais.
Os pecuaristas relatam que os animais perdem cerca de 30% do peso, no caso de bovinos de corte, e mais de 50% da produção de leite, devido ao sofrimento causado pela mosca. A perda de peso afeta diretamente o valor de venda dos bovinos, que são comercializados por arroba.
Além da perda de produtividade, a infestação também provoca mortes no rebanho. A pecuarista Guadalupe Cabral, que atua em Barra de Guabiraba, já perdeu três garrotes este ano. Ela destaca o uso inadequado de cama de galinha, proibido pela lei estadual 17.890/2022, como um dos fatores que contribuem para a proliferação da mosca na região.
A legislação proíbe o uso da cama de aviário como adubo entre julho e outubro nesses municípios, mas a prática continua sendo observada, agravando a situação para os pecuaristas locais.
.
Carlos Britto
Foto: Reprodução Folha PE