Inmet emite alerta de baixa umidade para 170 cidades baianas

Condição atinge municípios do Centro Sul, Vale São-Franciscano e Extremo Oeste 

Paulo Afonso Crédito: Divulgação

A Bahia tem 170 cidades em alerta de baixa umidade, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os principais municípios afetados estão nas regiões do Centro-Sul baiano, Vale do São Francisco e Extremo Oeste. A lista inclui cidades como Paulo Afonso, Lençóis e Luís Eduardo Magalhães.

O aviso foi emitido na manhã desta terça-feira (8) e tem prazo para terminar às 20h. A previsão é que, neste período, a umidade relativa do ar varie entre 20% e 30%, sendo que o ideal é acima de 50%, conforme estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.

A recomendação é consumir bastante líquido, evitar atividades físicas durante períodos de alta temperatura e não se expor ao sol por muito tempo. Em caso de emergência é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O Inmet também alerta que outros estados sofrerão com a baixa umidade. São eles: Ceará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso, Piauí, Sergipe, além do Distrito Federal.

.