Pernambuco registra aumento de 282% em casos de Covid-19

Pernambuco teve um salto no número de casos diagnosticados de Covid-19, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Entre os meses de novembro e dezembro de 2024, o número de casos da doença aumentou 282,46% no Estado. Nas últimas seis semanas foram confirmados 645 casos leves. Durante a reta final de 2024, o Ministério da Saúde divulgou um estudo que apontou que 18,9% das pessoas com Covid-19 relatam sintomas persistentes. Entre os sinais mais relatados estão ansiedade, cansaço, dificuldade de concentração e perda de memória.

Mais de 28% da população brasileira, o equivalente a 60 milhões de pessoas, relatou ter sido infectada pela Covid-19. Segundo a pesquisa, os impactos da pandemia são grandes e duradouros, com acirramento de desigualdades históricas em saúde. O aumento no número de casos se confunde com o período de confraternizações e festas de fim de ano. Com a aproximação do período de Carnaval, o alerta soa com maior preocupação. Profissionais da saúde orientam que pessoas que apresentem sintomas de doença respiratória façam um período de isolamento e não participem de aglomerações.

A partir do início de sintomas suspeitos, como febre, tosse, dor de garganta e outros relacionados, a SES-PE recomenda aguardar entre 48 e 72 horas para realizar a testagem em serviços de saúde. Os testes estão disponíveis em unidades básicas de saúde, UPAs, policlínicas e outros locais definidos pelos municípios.

Caso o resultado seja positivo, é necessário cumprir o isolamento de sete dias. Para aqueles que optarem por realizar um novo teste no quinto dia e o resultado for negativo, o isolamento pode ser encerrado antes. É fundamental manter o uso de máscaras, a higienização das mãos e estar com o cartão de vacinação atualizado, respeitando o calendário vacinal voltado para a população pediátrica, idosos e grupos prioritários. (Fonte: Folha de Pernambuco)

.

Carlos Britto