Metanol: PE registra cinco novos casos suspeitos de contaminação, com uma morte; 34 seguem em investigação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou, em boletim divulgado nesta terça-feira (14), que registrou cinco novos casos suspeitos de intoxicação por metanol em Pernambuco. Com as novas notificações, o estado totaliza 63 casos suspeitos desde 30 de setembro.

Entre as novas notificações divulgadas pela SES, estão uma morte, dois pacientes que seguem internados e outros dois que deixaram o hospital por conta própria. Com a atualização do boletim, o número de casos em investigação subiu de 29 para 34. Três foram confirmados até o momento.

Segundo a SES, os cinco novos casos são:

um paciente de Salgueiro, no Sertão, que morreu;
um paciente do Recife que deixou o hospital por conta própria;
um paciente do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, que deixou o hospital por conta própria;
um paciente de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte, que segue internado;
um paciente de Serrita, no Sertão, que segue internado.

Dos 63 casos notificados até o momento, quatro são referentes a moradores de outros estados, dois de São Paulo, um de Alagoas e um da Paraíba. Destes, um de São Paulo já foi descartado. Os outros três pacientes receberam alta hospitalar e os casos seguem em investigação.

Três casos confirmados

Na segunda-feira (13), Pernambuco confirmou os três primeiros casos de intoxicação por metanol. As vítimas são três homens moradores de Lajedo, no Agreste. Dois morreram e outro ficou com sequelas oculares.

De acordo com o perito criminal Rafael Arruda, do Instituto de Criminalística, exames laboratoriais mostraram que a bebida consumida pelas vítimas tinha concentração de metanol 300 vezes acima do limite legal (veja vídeo acima).

Em um dos casos, a quantidade da substância no sangue era cinco vezes maior que o nível recomendado para iniciar o tratamento.

Na época em que os homens foram internados, a polícia informou que havia indícios de que as vítimas consumiram uísque comprado em um caminhão que passou por Belo Jardim, no Agreste do estado, para revenda.

.

Com informações G1 Petrolina/Foto: Reprodução/TV Globo/Fantástico