Caravana empresarial chega a Campo Formoso para conhecer produção e lapidação de esmeraldas
Uma comitiva de 22 pessoas, entre empresários e membros das equipes da Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Rio de Janeiro (Ajorio) e Firjan, desembarcou nesta terça-feira (15) em Campo Formoso, para realizar um passeio turístico e conhecer de perto as unidades de produção e lapidação de esmeraldas do município.
Logo pela manhã, o grupo – liderado pela presidente da AJORIO Carla Pinheiro -, se dirigiu a Praça Herculano Menezes, na parte mais conhecida como ‘Feira do Rato’, para conhecer os pedristas, um pouco do artesanato local, além de promover rodadas de negócios. Em seguida, foi a vez de conhecer a Escola e unidades de produção, lapidação, joias e arte em rochas, da cidade. A comitiva também reuniu-se com a prefeita da cidade, Rose Menezes, durante um almoço.
Para Carla Pinheiro, presidente da AJORIO, essa missão é importante para que eles conheçam de perto a realidade e necessidade de todo mundo que trabalha com esse setor. “Agradeço a Prefeitura de Campo Formoso por esse apoio”, disse.
“Para a gente essa missão é motivo de orgulho. Sou filho de Campo Formoso e sei o quanto os garimpeiros sofrem para retirar as pedras. Acho importante a ajuda da Prefeitura para esse setor”, ressaltou José Nilson.
A caravana faz parte do programa da Ajorio que, desde 2014, realiza viagens a diversos polos fornecedores de insumos para o setor de joias e bijuterias. Este ano, a missão acontece em Campo Formoso, escolhida por sua relevância na produção de esmeraldas de alta qualidade no Brasil.
A caravana ficará na cidade até sábado, dia 19. Na programação, estão previstas ainda visitas aos garimpos de Carnaíba e Socotó e à Gruta do Convento, reuniões com os segmentos de garimpo, lapidação, joalheria e arte em rochas e rodadas de negócios.
.
Ascom PMCF