Biólogo alerta sobre cuidados que devem ser tomados ao visitar as cavernas de Campo Formoso

Redação CF Noticias

caverna-3

Na tarde desta quinta-feira(12), o biólogo Rangel Carvalho, concedeu entrevista à rádio local, para falar a respeito dos cuidados que as pessoas devem ter ao visitar as cavernas do município de Campo Formoso, após repercussão mundial sobre o caso dos garotos da Tailândia que ficaram presos numa caverna.

Campo Formoso, tem aproximadamente 07 cavernas, sendo uma delas, a Toca da Boa Vista, mais de 100km topografados, é uma caverna complexa, com três níveis de altura e alguns anos atrás um grupo de turistas se perdeu dentro da caverna. Usando este exemplo, o biólogo aconselhou que as pessoas que desejarem visitar as cavernas, procure guias experientes, para evitar acidentes e também para não comprometer o turismo na cidade que já enfrenta vários percalços.

Rangel indicou ainda algumas cavernas para turismo, são elas: A Toca do Angico em Caraíbas, a Gruta do Sumidouro, Toca do Convento (sendo que deve-se haver uma delimitação por ter água dentro da caverna), a Gruta da Tiquara (não indicada para pessoas claustrofóbicas por ter passagens apertadas) e a Toca da Barriguda (sempre com um guia experiente) que é o carro chefe do turismo na cidade. Para os pesquisadores, as mais indicadas são a Toca da Boa Vista e a Toca do Gonçalo que fica próximo ao povoado de São Tomé, por conter bagres e insetos albinos e ter considerada uma das mais importantes para pesquisas espeleológicas no Brasil.

.

Redação Campo Formoso Noticias
Infor: 98FM