OAB de Sr. do Bonfim cobra apuração dos incidentes do dia 23 de junho
A Subseção da OAB de Senhor do Bonfim junto à Seccional do Estado da Bahia, através de sua Diretoria e comissões, em defesa da sociedade bonfinense, vem, através desta, informar que está tomando todas as decisões pertinentes junto ao Comando Geral da Polícia Militar e demais instituições, para apuração do lamentável episódio que, longe de proteger e dar segurança, causou danos físicos jamais ocorridos não só aos participantes do tradicional espetáculo da Guerra de Espadas de Senhor do Bonfim, bem como aos cidadãos que passavam pelo local, inclusive crianças.
A OAB entende que o fatídico episódio gerou perdas não apenas para a quase centenária Guerra de Espadas, mas ao São João de Senhor do Bonfim em geral. Cenas de truculência, turistas aterrorizados, uma parte da economia gerada pelos festejos juninos atingida. Tudo isso trouxe malefícios e não a pretendida segurança para a população bonfinense.
Por fim, a OAB lamenta profundamente o ocorrido no último dia 23 e entende que o uso da força física estatal deve ser utilizada somente em último caso e para reprimir atos reais de violência e graves ameaças, e não reprimir as manifestações culturais pacíficas de um povo, que foi o caso.
.
OAB – Subseção de Senhor do Bonfim – BA